O stopover é uma estratégia utilizada por viajantes para maximizar o tempo e o aproveitamento de uma viagem. Trata-se de uma parada prolongada em uma cidade intermediária entre a origem e o destino final de um voo, permitindo ao passageiro conhecer esse local sem custos adicionais na passagem aérea. Esse recurso é oferecido por diversas companhias aéreas, especialmente em viagens internacionais.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Quais são os melhores aplicativos de viagem

O que é stopover?

O stopover é uma parada prolongada em uma cidade durante o trajeto de um voo, que permite ao passageiro sair do aeroporto e explorar o local antes de seguir para o destino final. Essa parada é geralmente superior a 24 horas em voos internacionais e superior a 4 horas em voos nacionais.

Qual a diferença entre escala, conexão e stopover?

O stopover é diferente de uma escala, onde o avião faz uma breve parada para reabastecimento e embarque ou desembarque de passageiros sem que os viajantes deixem a aeronave, e de uma conexão, onde os passageiros trocam de aeronave, mas não têm tempo suficiente para sair do aeroporto e conhecer a cidade.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  • Escala: durante uma escala, o avião faz paradas em um ou mais aeroportos antes de chegar ao destino final. Nesses momentos, passageiros podem desembarcar ou embarcar, e a aeronave pode ser reabastecida. Quem segue viagem, geralmente, permanece na aeronave.
  • Conexão: em voos com conexão, o passageiro precisa trocar de aeronave ou até mesmo de aeroporto para continuar a viagem. As conexões são mais demoradas que as escalas e, em conexões longas, é possível realizar um stopover.
  • Stopover: é uma conexão prolongada, que permite ao passageiro passar mais de 24 horas em uma cidade antes de seguir para o destino final em voos internacionais. Em voos domésticos, esse período pode ser superior a 4 horas.

Como aproveitar o stopover

Para aproveitar o stopover, é necessário selecionar voos com conexões longas no momento da compra da passagem aérea. É recomendado verificar as regras e a disponibilidade desse serviço diretamente com a companhia aérea.

Algumas empresas oferecem essa opção sem custos adicionais — e podem até conceder hospedagem gratuita. Mas as companhias também podem cobrar taxas extras, principalmente se a parada prolongada for solicitada após a compra das passagens.

Stopover permite que os passageiros conheçam uma cidade no meio do trajeto entre a origem e o destino de uma viagem (Imagem: Reprodução/Freepik)
Stopover permite que os passageiros conheçam uma cidade no meio do trajeto entre a origem e o destino de uma viagem (Imagem: Reprodução/Freepik)

O recurso permite ao passageiro conhecer dois destinos em uma única viagem, economizando em passagens aéreas que, por serem com paradas, são frequentemente mais baratas que voos diretos.

As cidades disponíveis para stopover são determinadas pelas rotas operacionais das companhias aéreas. Por exemplo, a Air France oferece stopover em Paris, a TAP em Lisboa e Porto, e a Emirates em Dubai. No Brasil, Gol, Latam e Azul permitem stopover em cidades como São Paulo, Brasília, Fortaleza, Curitiba e Recife.

Antes de optar por um stopover, é fundamental verificar as regras de bagagem, a necessidade de vistos para o país da conexão e outros requisitos, como vacinas obrigatórias. Planejar bem o roteiro e monitorar os horários de voo também são passos essenciais para garantir uma experiência positiva durante o stopover.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Olimpíadas 2024 | Como assistir à final do salto feminino de ginástica
  • Quando a TV via antena parabólica vai deixa de funcionar no Brasil?
  • Desativar 2G no Android ajuda a combater fraudes via SMS, explica Google
  • 😱 COMBO | Galaxy S23 com Buds FE está muito barato com cupom
  • 5.5G | Quando Claro, TIM e Vivo vão lançar o 5G Advanced no Brasil?
  • Superman relembra uma habilidade indecente derivada de sua superforça