O Google está informando os usuários que uBlock Origin, um dos principais bloqueadores de anúncio para navegadores, perderá a compatibilidade em breve. Ao abrir a página do bloqueador na Chrome Web Store, é exibido a mensagem de que em breve a extensão será mais suportada no navegador — sem informar uma data. O motivo para o fim do uBlock Origin no Chrome, segundo o criador do adblock, é que o Google descontinuará extensões que usam o sistema Manifest V2
O Manifest V2 é uma versão “antiga” do sistema usado para o desenvolvimento de extensões. O seu sucessor, o Manifest V3, lançado em 2022, dificulta o funcionamento de bloqueadores de anúncios. Desde o lançamento do V3, a Chrome Web Store parou de aceitar extensões criadas com o V2 — mas manteve as que já existiam antes dessas alteração.
uBlock não será mais suportado pelo Chrome
Raymond Hill, criador do uBlock Origin, explicou que o Google está descontinuando o suporte para o Manifest V2. Dado o recente histórico da big tech contra os bloqueadores de anúncio no YouTube e as alterações no Manifest V3, que dificultam o funcionamento desses programas, fica difícil não pensar que a medida visa combater os adblocks.
Na mensagem de aviso sobre o fim do suporte ao uBlock, que não está aparecendo para todos os usuários do Chrome, o Google diz que a disponibilidade da extensão “pode acabar em breve”. O “pode” dá uma ideia de que existe a chance da big tech deixar as extensões com Manifest V2 seguirem por mais tempo. Na prática, o fim é questão de quando.
O encerramento do suporte para o Manifest V2 foi adiado pelo Google. No cronograma divulgado pela empresa em 2022, o sistema seria descontinuado em janeiro de 2023. Outras extensões que usam o Manifest V2 também recebem a notificação de que elas não funcionarão no Chrome — mesmo que não sejam adblocks.
A notificação também sugere que o usuário remova a extensão ou busque uma similar na Chrome Web Store. No caso, os similares seriam menos eficazes que o uBlock em cumprir a sua função. Após o Google impedir a atuação de adblocks no YouTube, o uBlock seguiu como a melhor opção para quem buscava burlar as restrições pelo uso de bloqueadores de anúncios na plataforma.
Com informações: BleepingComputer
Google Chrome deve acabar com uBlock Origin
You must be logged in to post a comment.