Os anúncios do YouTube costumam ser irritantes porque interrompem a visualização dos vídeos publicados ali. Mas existe a possibilidade de um formato menos invasivo ser implementado: a plataforma vem testando anúncios que são exibidos ao mesmo tempo em que o vídeo é reproduzido.
O experimento em questão envolve exibir o anúncio em modo picture-in-picture (PIP), isto é, em uma pequena janela que “flutua” sobre o vídeo em execução. Ou o contrário: fazer o anúncio ser exibido na tela principal enquanto o vídeo é reproduzido em modo PIP. O YouTube ainda não informou qual será essa ordem.
Em ambos os casos, a vantagem consiste no fato de o vídeo que o usuário está assistindo não ser interrompido para a execução do anúncio publicitário. Os dois fluxos são executados ao mesmo tempo, ao contrário do padrão atual, que paralisa o vídeo para o anúncio ser exibido.
Experimento com grupo restrito
De acordo com uma nota publicada nesta página de ajuda do YouTube, a plataforma está experimentando o modo PIP para anúncios em “dispositivos selecionados” de alguns usuários. Trata-se de um teste fechado, portanto.
O Android Authority explica que o teste também envolve criadores de conteúdo. Eles podem ativar essa opção nas configurações de monetização para os anúncios serem exibidos durante transmissões ao vivo (lives).
De fato, os testes estão sendo conduzidos apenas em transmissões ao vivo, no momento. Mas, dependendo da aceitação que o novo formato tiver, talvez o YouTube expanda o experimento para vídeos convencionais.
Quando chega para todo mundo?
Ninguém sabe ao certo. Por ora, os anúncios com PIP são apenas um experimento. Existe até a possibilidade de que o YouTube desista da ideia. Tudo vai depender das percepções oriundas dos testes.
Eu torço para que a proposta dê certo. Embora eu ainda não tenha visto esse tipo de anúncio, a ideia me parece interessante por ser “conciliadora”: não interrompe a reprodução do vídeo para o usuário e, ao mesmo tempo, contribui para a geração de receita dos youtubers e da própria plataforma.
Além disso, talvez essa seja uma medida mais amigável do que as supostas investidas silenciosas do YouTube para barrar bloqueadores de anúncios.
Mas os testes são mesmo necessários. O YouTube precisa avaliar se os usuários prestarão atenção nos anúncios, por exemplo. Outro aspecto a ser avaliado é se a execução simultânea de dois fluxos de vídeo será bem suportada pelos dispositivos dos usuários.
É de se presumir que os testes também visem avaliar se o novo formato de anúncios não irá prejudicar a adesão ao YouTube Premium, modalidade paga que não exibe anúncios publicitários.
O experimento deve durar alguns meses.
YouTube testa novo tipo de anúncio que promete irritar menos
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