A Samsung lançou no Brasil a televisão DU9000, de 98 polegadas e painel do tipo LCD. Com suporte para resolução 4K, a DU9000 chega pelo preço de R$ 32.999 — e nem é a TV mais cara da Samsung no país. O televisor é compatível com a tecnologia SmartThings, recurso de casa inteligente da fabricante sul-coreana.
O novo televisor da sul-coreana é fabricado no Brasil. Sem surpresas, seu sistema operacional é o Tizen Smart TV. Pelo seu preço, uma vantagem é que o cliente não precisará de um PlayStation 5 ou Xbox Series S/X: a DU9000 possui acesso para o Xbox Game Pass e Nvidia GeForce Now, serviços de streaming de jogos.
Samsung DU9000 Crystal UHD de 98 polegadas
O tamanho da televisão é algo que chama muito a atenção. Medindo 98 polegadas, quem a comprar precisa de espaço na sua sala ou quarto — mas claro, quem tem dinheiro para uma TV dessa mora em uma grande casa ou apartamento. Com resolução 4K, produzida através do upscaling do processador Crystal 4K, é praticamente um cinema em casa.
Para a parte de som, a DU9000 tem suporte para a tecnologia Som em Movimento Virtual e Sincronia Sonora. A Samsung ainda destaca a instalação de uma soundbar para aproveitar o Som Adaptativo, que é capaz de avaliar o conteúdo exibido para otimizar a experiência sonora.
Um recurso interessante da televisão DU9000 é que ela possui sensores de iluminação. Assim, o televisor é capaz de aumentar ou diminuir o brilho conforme a luz ambiente. Essa tecnologia pode auxiliar na diminuição do consumo de energia.
Para a vantagem dos gamers, a TV Crystal UHD 4K DU9000 possui taxa de atualização de 120 Hz e tecnologia FreeSync VRR da AMD. Essa ferramenta da AMD diminui a quebra de quadro durante as gameplays.
O controle remoto Solar Cell (que não precisa de pilhas para ser carregado), tem botões de acesso rápido para Netflix, Globoplay, Prime Video e Samsung TV Plus. Além disso, a televisão Samsung DU9000 de 98 polegadas tem suporte para Alexa, Bixby e SmartThings.
Painel edge-lit virou assunto recentemente
A DU9000 tem backlight do tipo edge-lit, no qual a iluminação fica nas bordas do televisor. Recentemente, um teste feito pelo site Rtings mostrou que TVs que usam esse tipo de backlight tendem a estragar mais rápido. O calor fica muito concentrado nas bordas do televisor, o que acaba acelerando a perda de uniformidade nas cores e brilho da imagem.
Em resposta ao teste, a Samsung afirmou que aprimorou suas tecnologias de edge-lit e que seus produtos estão cada vez mais resistentes. Se você tem cacife para a DU9000, pode (literalmente) pagar para ver. Ou, se esse tipo de backlight não te agrada, melhor buscar uma televisão OLED menor — ou uma microLED maior, de 110 polegadas e preço de R$ 1 milhão.
Um fato engraçado da TV DU9000 é que ela tem suporte para NFT. Sim, aquela tecnologia que foi moda há uns anos. Assim, quem tem uma obra de arte digital NFT pode exibir para visitas na televisão de 98 polegadas.
Gigante e “econômica”: Samsung traz TV de 98 polegadas para o Brasil
You must be logged in to post a comment.