A Meta e o Universal Music Group (UMG), divisão de música da Universal, divulgaram nesta segunda-feira (12) a renovação do contrato de uso músicas em vídeos curtos das redes sociais da big tech. O novo acordo amplia o direito de uso das canções de artistas sob o selo da UMG para o WhatsApp, marcando a primeira vez que o app poderá usar músicas sem problemas. E isso pode estar ligado com as futuras mudanças no Status do WhatsApp.
No comunicado enviado à imprensa, a Meta e Universal apontam que o novo acordo solucionará problemas de conteúdos não-autorizados feitos com IAs generativas — uma das preocupações da UMG com a popularização da tecnologia. O Threads já integrava o antigo contrato entre as duas empresas, ainda que a rede social não tenha um foco em vídeo.
Contudo, a Meta pode desenvolver uma função para edição de vídeos direto na plataforma — ou melhorar o compartilhamento de vídeos do Reels no Threads. Nesses dois casos, ter autorização para usar músicas nas duas redes sociais evita remoções de posts.
WhatsApp e melhorias para os Status
Nos últimos meses, algumas novidades para o Status do WhatsApp foram reveladas na versão beta do aplicativo: a função de marcar contas no Status e ser notificado sobre essas marcações — mas ainda dependem do lançamento do nome de usuário para o WhatsApp.
Com essas novidades e a ampliação do contrato, a análise que podemos fazer é que o Status do WhatsApp deve ganhar mais funções e ficar mais parecido com o recurso no Instagram. Ao invés de usar meios alternativos para publicar um Status com música, você poderá usar um recurso próprio para isso, como já acontece no Instagram.
Valor de novo acordo segue um mistério
A Meta e UMG não divulgaram o valor da renovação de contrato. Nem mesmo a duração foi revelada pelas empresas. No comunicado, é apenas falado que é um acordo plurianual.
No início do ano, a UMG não renovou o contrato com o TikTok por discordar do valor negociado para os royalties. As duas empresas chegaram a um acordo em maio, marcando o retorno das músicas de vários artistas, como Taylor Swift, Beatles e Queen, para o TikTok. A estimativa conservadora diz que o acordo pode ter custado US$ 214 milhões (R$ 1,180 bilhão).
Visto que o acordo entre UMG e Meta envolvem todas as plataformas da big tech, incluindo o jogo Horizon Worlds, e que a Universal quer um pagamento maior para os artistas, Mark Zuckerberg não está pagando barato.
Com informações: The Verge e Universal Music Group
Novo acordo da Meta com Universal sugere novidades para o WhatsApp
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