A Ford reajustou novamente o plano de eletrificação do portfólio para evitar que prejuízos milionários, como os relatados no primeiro semestre de 2024, voltem a acontecer em escala ainda maior.

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Para isso, a montadora estadunidense anunciou uma virada completa de chave no planejamento que estava traçado até o fim de 2024. A mudança inclui cancelamento de SUVs, adiamento de uma nova picape e lançamento de carros que não vinham sendo comentados.

Em nota enviada ao Financial Times, a Ford explicou que o cancelamento dos SUVs grandes, de até 7 lugares, além do adiamento da picape híbrida poderão gerar perdas de até US$ 1,9 bilhão, somando-se baixas contábeis de US$ 400 milhões e US$ 1,5 bilhão em despesas pelo fim do projeto.


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John Lawler, diretor-financeiro da marca, disse que decisões “difíceis como essas” serão tomadas sempre que necessário, pois a Ford “irá onde o mercado e os clientes estiverem”, já que “os carros têm que ser lucrativos”.

Como fica a estratégia elétrica da Ford?

Diante dos cancelamentos, adiamentos e novos anúncios, como fica, afinal, a atual estratégia de eletrificação da Ford, um dos principais players do mercado automotivo global?

Segundo Lawler, a Ford não lançará mais os SUVs 100% elétricos grandes, com três fileiras, antes programados para sair da fábrica em Oakville, no Canadá. No lugar deles, haverá um investimento voltado para utilitários híbridos plug-ins.

Os SUVs também serão do segmento grande, com três fileiras no total. O executivo da Ford não deu maiores detalhes sobre quais serão os modelos, e apenas avisou que eles terão “uma gama de opções de propulsão”.

Ford vai investir em SUVs grandes e híbridos (Imagem: Divulgação/Ford)

No que diz respeito à inédita picape híbrida, que se juntaria à já existente Maverick, a ideia da Ford é lançar o modelo até o fim de 2027. As informações sobre o “Projeto T3” até o momento são poucas, e indicam apenas que ela será “tamanho full size” e utilizará células de bateria de menor custo.

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