O Registrato é uma ferramenta para consulta de dados financeiros criada pelo Banco Central em 2014. O sistema gratuito permite que qualquer pessoa física ou jurídica encontre informações sobre a própria vida financeira de forma simples e rápida.
Em destaque, a plataforma permite verificar a existência de contas bancárias, dívidas ou chaves Pix registradas no CPF da pessoa que está consultando. Bem como, é possível obter informações sobre compra e venda de moeda estrangeira.
A seguir, conheça mais detalhes sobre o Registrato do Banco Central.
Índice
- O que é o Registrato do Banco Central?
- O que dá para fazer no Registrato?
- O que é o código de autenticidade no Registrato?
- Quem pode acessar o Registrato do Banco Central?
- O que é preciso para acessar o Registrato?
- Preciso pagar para acessar o Registrato?
O que é o Registrato do Banco Central?
Registrato é um sistema do Banco Central criado para qualquer pessoa física e jurídica consultar os próprios dados bancários. A ferramenta reúne todos os extratos ou históricos bancários de instituições financeiras registrados no Sistema Financeiro Nacional (SFN).
Lançada em novembro de 2014, a plataforma oferece uma visão completa da vida financeira de uma pessoa ou empresa. Então, é possível consultar informações sobre contas bancárias, chaves Pix, dívidas, empréstimos e operações de câmbio realizadas no seu CPF ou CNPJ.
Assim, o Registrato se tornou uma importante ferramenta para identificar fraudes. Por exemplo, dá para descobrir se há contas em bancos e empréstimos no seu nome realizados sem a sua autorização.
O que dá para fazer no Registrato?
O Registrato permite solicitar diferentes relatórios de dados bancários registrados no seu CPF ou no CNPJ da sua empresa. Os principais são:
- Relatório de Contas e Relacionamentos em Bancos (CCS): lista detalhada de todos os bancos e instituições financeiras em que você tem ou teve contas bancárias, investimentos ou outra forma de relacionamento;
- Relatório de chaves Pix: mostra todas as chaves Pix cadastradas em seu nome, em diferentes instituições financeiras. Útil para identificar possíveis fraudes e garantir a segurança de valores a receber e seus pagamentos;
- Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR): informa todos os empréstimos e financiamentos, com dados sobre o saldo devedor, parcelas e instituições credoras. Ideal para organizar e negociar condições de pagamento de contas e dívidas;
- Relatório de Câmbio e Transferências Internacionais: resumo de todas as operações de compra e venda de moeda estrangeira e transferências internacionais no seu nome. Útil para controlar gastos e verificar transações suspeitas;
- Relatório de Cheques Sem Fundos (CFF): lista de todos os cheques devolvidos por falta de fundos, indicando o motivo da devolução. Importante consulta para evitar problemas com a reputação e manter o nome limpo.
O que é o código de autenticidade no Registrato?
O código de autenticidade no Registrato é uma assinatura digital, garantindo a autenticidade das informações contidas nos documentos. A sequência com 10 dígitos é encontrada no canto inferior esquerdo dos relatórios emitidos pelo Banco Central.
Quem pode acessar o Registrato do Banco Central?
O Registrato pode ser acessado por qualquer pessoa física com CPF ou jurídica com CNPJ que possua uma Conta gov.br (nível prata ou ouro).
O que é preciso para acessar o Registrato?
Você deve ter uma Conta gov.br (nível prata ou ouro) para ver os próprios dados no Registrato. Entretanto, é necessário usar um certificado digital da Receita Federal para obter informações sigilosas de outras pessoas ou empresas.
Preciso pagar para acessar o Registrato?
Não, você não precisa pagar para acessar o Registrato. O serviço gratuito oferecido pelo Banco Central exige somente uma Conta gov.br para realizar as consultas de suas informações financeiras.
O que é o Registrato do Banco Central? Saiba o que você pode fazer com a ferramenta
You must be logged in to post a comment.