As mudanças climáticas favorecem doenças que provocam diarreia, e uma das vítimas é o estado de Goiás, que agora se depara com um surto de diarreia aguda, com mais de 12 mil casos. De acordo com o comunicado divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) na última segunda (26), 74 municípios estão com surtos de doença diarreica aguda.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • O que é aquela fisgada na lateral da barriga? Por que elas acontecem?

No total, 12.205 casos foram notificados nesses municípios, mas considerando todo o ano de 2024 até então, Goiás notificou 160.417 casos isolados. A estimativa é que, inclusive, haja um aumento de casos nos meses de agosto e setembro.

Por enquanto, a SES investiga os diversos municípios em busca de uma causa. As principais são rotavírus/norovírus e a contaminação da água de poços particulares, com presença da bactéria Escherichia coli (E. coli).


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

No comunicado, a Secretaria também menciona a cobertura vacinal contra o rotavírus no Estado de Goiás: para menor de 1 ano de idade, essa cobertura foi de 80,62% de janeiro a julho de 2024.  Em 2023, foi de 81,17%.

Monitoramento

Desde julho, a SES-GO faz o acompanhamento da situação através de um programa chamado Sala de Situação de Doença Diarreica Aguda. O foco está nos surtos nos municípios que apresentam quantidade acima da média no diagrama de controle.

“Os casos isolados são monitorados, em todo o Estado, durante todo o ano, por meio das unidades sentinela. Quando os números saem da curva, um monitoramento mais sensível é iniciado, com a criação da Sala de Situação, que envolve diferentes áreas da secretaria”, diz a SES-GO em comunicado.

A Secretaria ainda salienta que o número de casos acima do limite esperado representa uma realidade em todo o País.

Rotavírus, responsável pelo surto de diarreia aguda (Imagem: Dr Graham Beards/Wikimedia Commons)

“Em Goiás, eles começaram a ser identificados no final do mês de junho, e foram acompanhados pelas equipes da SES-GO e dos municípios, no mês de julho, com a montagem da Sala de Situação de Doença Diarreica Aguda. Um dos desafios encontrados é a notificação dos municípios e a baixa coleta de material para identificação da causa. Dessa forma, os dados demoram a subir para o monitoramento da SES-GO”, consta em nota.

Rotavírus

O Rotavírus é um vírus RNA da família Reoviridae, transmitido pela via fecal-oral, ou seja: contato pessoa a pessoa, ingestão de água e alimentos contaminados, contato com objetos contaminados, e propagação aérea por aerossóis.

É encontrado em altas concentrações nas fezes de crianças infectadas e a transmissibilidade excreção viral máxima acontece nos 3º e 4º dias a partir dos primeiros sintomas.

Um ponto importante é que é possível detectar rotavírus nas fezes de pacientes mesmo após a completa resolução da diarreia.

Doenças diarreicas agudas

O Ministério da Saúde define as doenças diarreicas agudas como uma síndrome em que há ocorrência de no mínimo três episódios de diarreia aguda em 24 horas: “Diminuição da consistência das fezes e aumento do número de evacuações, quadro que pode ser acompanhado de náusea, vômito, febre e dor abdominal”.

A Pasta aponta que qualquer pessoa pode manifestar sinais e sintomas das doenças diarreicas agudas após a contaminação, mas destaca alguns comportamentos que podem colocar as pessoas em risco:

  • Ingestão de água sem tratamento adequado;
  • Consumo de alimentos sem conhecimento da procedência, do preparo e armazenamento;
  • Consumo de leite in natura (sem ferver ou pasteurizar) e derivados;
  • Consumo de produtos cárneos e pescados e mariscos crus ou malcozidos;
  • Consumo de frutas e hortaliças sem higienização adequada;
  • Viagem a locais em que as condições de saneamento e de higiene sejam precárias;
  • Falta de higiene pessoal.

Os sinais e sintomas envolvem cólicas abdominais, febre, sangue nas fezes, náusea e vômitos, mas os casos podem passar por complicações e com a piora da diarreia, vômitos repetidos, sede, recusa de alimentos e diminuição da urina.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Uso de VPN no exterior faz CazéTV suspender transmissão de jogos de futebol
  • Wolverine finalmente supera uma fraqueza e usa como nova habilidade
  • Criatura descoberta em lago pode redefinir origem da vida animal
  • X-Men quebram tradição da franquia com seus novos uniformes
  • Gmail para Android ganha atalho para responder e-mails com mais agilidade
  • Inscrições do Fies 2024 terminam nesta terça (27); veja como aplicar