Não é de hoje que o ramo da Inteligência Artificial (IA) exerce fascínio sobre o cinema. Assim como na vida real, onde o assunto ganhou mais destaque nos últimos anos graças à evolução das IAs generativas, desde o lançamento de 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) o tema já era debatido nas telonas.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Inteligência artificial é aliada ou inimiga do cinema brasileiro?

De Inteligências Artificiais com poder para iniciarem uma guerra mundial, passando por máquinas que destruíram intencionalmente a humanidade ou criaram sua própria realidade, o que não faltam na indústria são exemplos de longa-metragens que exploraram o uso dessas tecnologias.

Para que você possa conhecer os títulos mais notáveis sobre o assunto, o preparou uma lista de nove filmes com Inteligências Artificiais que mudaram o curso da humanidade. As produções estão elencados conforme seu ano de lançamento e tem indicação se podem ou não serem encontradas em plataformas de streaming.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

9. 2001: Uma Odisseia no Espaço

 

Um dos filmes de ficção científica mais importantes de todos os tempos, 2001: Uma Odisseia no Espaço é um longa de 1968, dirigido por Stanley Kubrick. Primeiro a abordar de forma mais cerebral o campo da Inteligência Artificial nos cinemas, o título trata de temas como existencialismo e evolução humana, e é hoje uma das poucas produções preservadas do National Film Registry.

Estrelado por Keir Dullea, na pele do astronauta David Bowman, o filme gira em torno da nave espacial Discovery One, enviada a Júpiter para investigar um enigmático monolito que parece emitir sinais de outra civilização. No caminho até lá, porém, seus tripulantes precisam lidar com uma aparente pane no computador da embarcação, o HAL 9000, e sua perigosa tentativa de assumir o controle da nave, eliminando todos a bordo.

2001: Uma Odisseia no Espaço pode ser assistido na Max.

8. Blade Runner – O Caçador de Androides

 

Inspirado no livro Androides Sonham com Ovelhas Elétricas de Philip K. Dick, Blade Runner é uma produção de 1982, dirigida por Ridley Scott. Marco do gênero cyberpunk, que se transformou em uma popular franquia de mídia, o título ficou conhecido pela mistura estética noir e futurista, mas também por discutir as implicações éticas do avanço tecnológico na sociedade.

Ambientado no ano de 2019, em um futuro decadente em que já existe vida artificial, mas a própria vida humana é desvalorizada, o filme segue os passos de Rick Deckard (Harrison Ford), um policial aposentado, recrutado por seu antigo supervisor para uma última missão. A tarefa envolve que Deckard cace um grupo de cinco replicantes (robôs evoluídos) escondidos na Terra e, como nos velhos tempos, aposente-os de suas atividades.

Blade Runner – O Caçador de Androides está disponível na Max.

7. Tron – Uma Odisseia Eletrônica

 

Mais um longa-metragem de 1982, Tron – Uma Odisseia Eletrônica é um projeto da Disney escrito e dirigido por Steven Lisberger. Embora não tenha sido um sucesso de bilheteria, o filme ficou famoso por sua visão inovadora do mundo digital, que apostava em computadores e videogames como parte central de sua trama em uma época em que os aparelhos começavam a entrar para a cultura popular.

Uma das primeiras produções de Hollywood a ter efeitos de computação, o título conta a história de Kevin Flynn (Jeff Bridges), um engenheiro de softwares que cria jogos de videogame e tem seus projetos roubados por um colega de empresa. Decidido a provar a falcatrua, Kevin tenta invadir o sistema da companhia, mas descobre haver uma falha no computador, assim como um novo programa de proteção chamado Tron.

Tron – Uma Odisseia Eletrônica faz parte do catálogo do Disney+.

6. Jogos de Guerra

 

Protagonizado por Matthew Broderick, Jogos de Guerra é um filme de suspense e ficção científica lançado em 1983. Indicado a três estatuetas do Oscar, incluindo a de Melhor Roteiro Original, ele se debruça sobre uma trama envolvente, que conseguiu popularizar conceitos de hacking e segurança cibernética quando esses temas eram ainda pouco conhecidos.

Dirigido por John Badham, o longa segue os passos de David Lightman, adolescente fera em informática, mas sem muita vocação para os estudos. Acostumado a acessar o sistema da escola e mudar suas notas, ele decide fazer o mesmo com o novo game de uma empresa, mas conecta sem querer seu computador ao do Departamento de Defesa Americano, ativando uma IA que pode desencadear a Terceira Guerra Mundial.

Jogos de Guerra está disponível para compra e locação no iTunes.

5. Exterminador do Futuro

 

Um dos filmes mais famosos quando o assunto são máquinas evoluídas, que se voltam contra a humanidade, Exterminador do Futuro é um filme de 1984, dirigido por James Cameron. Estrelado por Arnold Schwarzenegger e Linda Hamilton, o título é apenas o primeiro de uma franquia milionária de seis longa-metragens, séries de TV, quadrinhos e jogos de videogame.

Aclamado pela crítica especializada, Terminator se passa em uma realidade em que máquinas e humanos entraram em guerra. Nesse cenário, um ciborgue é enviado do ano de 2029 para 1984 com o intuito de matar Sarah Connor, a futura mãe do líder da resistência, John Connor. Além dele, o soldado humano Kyle Reese também viaja no tempo, enviado do futuro pela resistência a fim de proteger Sarah do androide.

Exterminador do Futuro pode ser visto no Amazon Prime Video.

  • Inscreva-se no Ofertas e receba as melhores promoções da internet diretamente no seu celular!

4. Matrix

 

Referência para inúmeros filmes de ficção científica, Matrix é um longa-metragem de 1999 dirigido pelas irmãs Lilly e Lana Wachowski. Considerado um divisor de águas na história dos efeitos visuais, tendo popularizado o efeito de câmera lenta chamado bullet time, o título ficou famoso também por introduzir conceitos até então inovadores no cinema, como o de realidades virtuais controladas por máquinas.

Primeiro de uma franquia que ganhou ainda mais três derivadas, o título conta a história de Thomas Anderson (Keanu Reeves), um programador atormentado por estranhos pesadelos, que cruza seu caminho com o de Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), duas curiosas figuras. Ajudado pela dupla, ele descobre que a humanidade vive em uma simulação gerada por uma IA e que ele pode ser Neo, o messias capaz de libertá-los.

Matrix faz parte do catálogo da Max.

3. IA: Inteligência Artificial

 

Criado a partir das mentes poderosas de Steven Spielberg e Stanley Kubrick, que se debruçaram sobre a inusitada possibilidade de máquinas desenvolverem sentimentos, IA: Inteligência Artificial é um filme de ficção científica lançado em 2001. Apesar de seu longo desenvolvimento, que atrasou devido à criação do personagem David, o filme foi um sucesso instantâneo, lançado como uma homenagem póstuma a Kubrick.

Estrelado por Haley Joel Osment e Jude Law, o filme se passa na metade do século XXI, quando robôs humanoides coexistem entre a sociedade. É nesse contexto que seguimos os passos de David, um protótipo de criança capaz de experimentar o amor, dado a um casal cujo filho está em animação suspensa.

IA: Inteligência Artificial está disponível para compra e locação na Amazon.

2. Her

 

Um dos mais recentes e populares longa-metragens sobre o assunto, já inserido na era disruptiva dos dispositivos móveis e das tecnologias que isolam a interação, Her é um drama romântico dirigido por Spike Jonze. Lançado em 2013, o título é estrelado por
Joaquin Phoenix e conta com Scarlett Johansson como a voz de Samantha.

Ambientado em um futuro próximo, em Los Angeles, o título gira em torno de Theodore Twombly, um homem solitário e introvertido que compra um novo sistema operacional para seu computador. O assistente virtual possui voz feminina e personalidade própria e, conforme os dias passam, Theodore começa a desenvolver uma relação com a tecnologia, apaixonando-se pela Inteligência Artificial.

Her pode ser visto no Amazon Prime Video.

1. Ex-Machina

 

Produção vencedora do Oscar de Melhores Efeitos Visuais, Ex-Machina é um longa-metragem de ficção científica escrito e dirigido por Alex Garland. Um dos projetos cinematográficos mais representativos da imagem moderna de Inteligência Artificial, o filme se debruça sobre temas como ética, relação humana com tecnologia e direitos das máquinas.

Lançado em 2014, o filme gira em torno de Caleb Smith (Domhnall Gleeson), um programador que ganha um concurso para visitar a casa do excêntrico e solitário CEO da empresa em que trabalha. Ao chegar no local, porém, o rapaz descobre ter sido escolhido para aplicar o Teste de Turing na mais recente criação do empresário: Ava, um robô humanoide, cuja Inteligência Artificial é muito avançada.

Ex-Machina está disponível na Netflix.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Robert Downey Jr. confirma qual Doutor Destino interpretará no MCU
  • DC destrói oficialmente um ícone histórico do Batman após 45 anos
  • Gemini consegue resumir vídeos do YouTube e analisar o que há na tela do Android
  • Redmi Note 14 5G é certificado e chegaria em setembro com carregamento rápido
  • BOOX Go 6 é novo rival do Kindle com Android e tela E-Ink melhorada
  • 🔥 MENOR PREÇO | Galaxy S24 Ultra com 512 GB está muito barato com cupom