Americanas
Saldo da Ame pode ser usado em lojas físicas da Americanas (Imagem: Divulgação / Americanas)

A Ame Digital, da Americanas, anunciou o fim do serviço de contas de pagamentos. Quem tem dinheiro na conta deverá transferi-lo para outra instituição financeira ou usá-lo em uma loja física das Americanas até dia 2 de novembro.

Assim que o saldo for zerado, as contas serão encerradas. Contas que já estão sem saldo neste momento, por sua vez, serão encerradas em 30 dias.

Comunicado sobre encerramento de contas da Ame Digital
Ame Digital enviou comunicado por email (Imagem: Reprodução / Ame Digital)

Segundo o comunicado, a Ame assumirá outro papel, com foco em um programa de fidelidade da Americanas. “Assim que este Programa for lançado, você poderá aproveitar ainda mais benefícios, além de uma série de vantagens e experiências na Americanas, seja comprando nos pontos de venda físicos ou no site e app”, diz o email enviado aos clientes.

Na página de ajuda, a empresa explica que, após 2 de novembro, só será possível reaver o saldo por meio do Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central. Por isso, a recomendação é usar ou transferir o saldo antes da data.

Quem tem seguros ou empréstimos contratados pela Ame deve entrar em contato com a Central de Atendimento da carteira digital.

Ame Digital perdeu benefícios

Desde o início da crise no grupo Americanas, em janeiro de 2023, a Ame perdeu várias vantagens e serviços.

  • O programa de benefícios Mundo Ame foi encerrado em março de 2024. Ele chegou a dar cashback de 100% durante a Black Friday de 2022
  • O saldo de cashback passou a ter validade de 30 dias
  • A Ame Digital passou a cobrar tarifa para manutenção de saldo de cashback, chegando a R$ 5,99 por mês
  • A parceria com o Globoplay, que dava 100% de cashback na assinatura do streaming, foi descontinuada
Aplicativo da Ame Digital (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Aplicativo da Ame Digital oferecia mais serviços além de cashback (Imagem: Emerson Alecrim / Tecnoblog)

Inicialmente, a Ame foi apontada como uma fonte de lucro para a empresa, com saldo positivo de R$ 20,2 milhões no último trimestre de 2022. Ela chegou a oferecer empréstimos, seguros, venda de gift cards e até um serviço próprio de transporte, à la Uber. Outro plano era procurar novos sócios para a carteira digital.

Além dessas medidas, a própria Americanas vem tomando decisões para reestruturar sua operação. Uma das mais recentes e impactantes foi o fim das marcas Submarino e Shoptime, que passaram a ser integradas ao site da varejista.

Ame, da Americanas, vai encerrar contas; saiba até quando usar seu saldo