Sergio Mendes, um dos nomes mais importantes da música brasileira, responsável por levar o gênero da bossa nova para o mundo, morreu na sexta-feira (7), em Los Angeles, aos 83 anos. A notícia foi confirmada pela família do músico, que não deu detalhes sobre a causa do falecimento, embora se saiba que Mendes vinha enfrentando uma série de doenças em decorrência de um problema respiratório.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • 8 funções que você precisa conhecer do YouTube Music

Nascido em Niterói, no Rio de Janeiro, Sergio Mendes começou sua carreira ainda no início dos anos 1960, quando com o Sexteto Bossa Rio e, mais tarde, com o Sérgio Mendes & Brasil ’66, passou a levar canções da bossa nova, jazz, MPB e samba pela Europa e Estados Unidos.

Um de seus maiores clássicos, Mas que Nada, versão em bossa nova da letra escrita por Jorge Ben Jor, foi o primeiro grande sucesso de sua carreira. Lançado em 1966, o hit foi regravado quarenta anos depois pelo músico com o grupo Black Eyed Peas, tornando-se um fenômeno instantâneo e voltando a tocar nas rádios de todo o mundo.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Sergio Mendes morreu na última sexta-feira (6), aos 83 anos (Imagem: Reprodução/Instagram Sergio Mendes)

Ao todo, Mendes teve mais de 60 anos de carreira, 30 discos lançados, um Grammy Award, dois Grammys latinos e uma indicação ao Oscar de Melhor Canção Original. Essa última ocorreu graças a música Real in Rio, faixa composta pelo músico em parceria com Carlinhos Brown, Seidah Garrett, Mikael Mutti e John Powell para a trilha sonora do filme Rio.

  • Rival do Spotify: assine Amazon Music Unlimited para ouvir suas músicas preferidas! Apenas 16,90/mês

Despedidas a Sergio Mendes marcaram noite de sexta-feira (6)

Nas redes sociais, amigos, companheiro de trabalho e fãs lamentaram a morte do compositor, que há anos morava nos Estados Unidos, embora nunca tenha deixado suas raízes e influências brasileiras de lado.

No Instagram, Milton Nascimento postou o último encontro que teve com o artista, ocorrido em 2022, nos bastidores de um show em Los Angeles. “Muito triste com a passagem do meu querido amigo Sérgio Mendes. […] Foram muitos anos de amizade, parceria e música, e ele estará para sempre comigo, em meu coração. Todo o meu amor à sua família. Descanse em paz, querido gênio”, escreveu.

Carlinhos Brown também postou um longo relato sobre o músico, no qual conta da admiração que sentia pelo artista antes mesmo de conhecê-lo e gravarem juntos o álbum Brasileiro.

Carlinhos Brown prestou sua última homenagem ao amigo Sergio Mendes (Imagem: Reprodução/Instagram Carlinhos Brown)

“Ele [Sergio Mendes] foi o primeiro grande misturador da música mundial com a música do Brasil”, escreveu Brown . “Um grande músico, um grande cara. Sua partida se dá em uma sexta-feira, dia de Oxalá, a quem sua crença se fortalecia. Que ele mesmo seja uma luz junto a Deus. Que todos os espíritos de luz conduzam esse homem tão especial, tão inspirado.”

Artistas como Fafa de Belém, John Legend, Will.i.am e João Bosco também prestaram suas homenagens ao compositor. O grupo Black Eyed Peas, que regravou com Mendes o hit Mas que Nada, fez algumas postagens sobre a despedida do músico nos Stories do Instagram. Além de desejar que ele descansasse em paz, a banda escreveu “Uma amizade eterna. Sempre em nosso coração”.

John Legend e Will.i.am também lamentaram a morte do músico nas redes sociais (Imagem: Reprodução/Intagram John Legend e Will.i.am)

Sergio Mendes deixa a esposa, a cantora Gracinha Leporace, com quem era casado desde 1970, e cinco filhos.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Samsung libera One UI 6.1.1 para Galaxy S24 e anuncia update para outros modelos
  • Telegram alcança 10 milhões de assinantes e desativa a função Pessoas Próximas
  • Quais são os melhores celulares até R$ 2.500? Confira 4 opções
  • Vela solar da NASA capota no espaço
  • Pavel Durov diz que Telegram não é “paraíso anárquico” e inicia mudanças no app
  • Chances do asteroide Apophis atingir a Terra são maiores que o imaginado