No início da madrugada deste sábado (7), a Starliner, espaçonave da Boeing que levou os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams à Estação Espacial Internacional (ISS), finalmente voltou para casa. A missão, que começou em 5 de junho e, após uma série de problemas, culminou na decisão da NASA de deixar Butch e Suni no laboratório orbital até fevereiro do ano que vem, retornou à Terra sem tripulantes, mas em segurança.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Astronautas da Starliner têm preparo físico e mental para estadia na ISS

Assim como planejado, a cápsula da Boeing desacoplou da Estação Espacial na sexta-feira (6), às 19h04, no horário de Brasília. Na sequência, a nave realizou a queima de desorbita, reduzindo a velocidade para reentrar na atmosfera e se direcionar ao local de pouso.

Após descartar o escudo térmico, a Starliner liberou os paraquedas que a ajudaram a desacelerar a descida e pousou com segurança no porto espacial de White Sands Space Harbor, no Novo México, por volta da 1h deste sábado (7).


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O percurso ocorreu sem intercorrências, monitorado de perto pelas equipes da Boeing e da NASA. A agência do governo dos Estados Unidos transmitiu ao vivo a reentrada e chegada da aeronave (veja vídeo abaixo) e realizou uma coletiva pós-pouso para dar mais detalhes do retorno.

“Estou feliz em informar que a Starliner foi muito bem hoje na sequência de desacoplamento, reentrada e pouso”, disse Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial da NASA. “Foi um pouso certeiro, um ótimo pouso em White Sands.”

 

  • Inscreva-se no Ofertas e receba as melhores promoções da internet diretamente no seu celular!

Astronautas teriam pouso seguro na Starliner

Ainda segundo Stich, caso Butch Wilmore e Suni Williams tivessem retornado à Terra na nave da Boeing, “teria sido um pouso seguro e bem-sucedido com a tripulação a bordo.”

O próprio representante da NASA, no entanto, enfatizou que a decisão da agência de deixar os astronautas até fevereiro na ISS foi a mais acertada e segura, tendo em vistas todas as informações que eles possuíam sobre a Starliner.

Quando enviada em junho, a missão da Boeing estava programada para durar apenas oito dias, de maneira que Butch e Suni retornassem para casa pouco mais de uma semana depois. Assim que os astronautas chegaram a ISS, no entanto, a NASA constatou problemas com o sistema de propulsores do veículo, além de vazamento de hélio, o que levou a agência a estender a missão até que todas as questões fossem resolvidas.

Em agosto, apesar da insistência da Boeing de que o voo seria seguro, a agência optou por manter os tripulantes na Estação Espacial e trazer a nave vazia de volta para casa. Butch e Suni ficarão na ISS até fevereiro de 2025, quando serão resgatados por uma Crew Dragon, da SpaceX.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Vela solar da NASA capota no espaço
  • Samsung libera One UI 6.1.1 para Galaxy S24 e anuncia update para outros modelos
  • Telegram alcança 10 milhões de assinantes e desativa a função Pessoas Próximas
  • Pavel Durov diz que Telegram não é “paraíso anárquico” e inicia mudanças no app
  • Chances do asteroide Apophis atingir a Terra são maiores que o imaginado
  • Tubarão de 2 metros teria sido engolido por outro maior ainda