O Google acaba de anunciar três novidades para o Chrome. A mais interessante e útil delas permitirá que você sincronize grupos de abas no navegador entre todos os seus equipamentos, sejam eles desktops, notebooks ou dispositivos móveis.
Sincronização de abas abertas
Imagine, como exemplo, que você está usando seu celular para pesquisar sobre pontos turísticos para visitar em sua próxima viagem. Você acabou abrindo três páginas nessa pesquisa e quer acessá-las mais tarde, no notebook.
Você pode então criar um grupo com essas páginas e nomeá-lo. Depois, esse conjunto de abas poderá ser aberto a partir da barra principal do Chrome em seu PC (e vice-versa).
Grupos de abas no iOS (finalmente)
A função de criar grupos de abas já existe nas versões do Chrome para desktop e Android. Em clima de “antes tarde do que mais tarde”, o recurso vai ser liberado nas versões do navegador para iPhone e iPad.
O procedimento para criar grupos é fácil: basta pressionar uma aba por alguns segundos e, na lista de opções que surgir, tocar naquela que permite adicionar mais guias ali. Você pode inserir um nome para os grupos de abas, bem como organizá-los na ordem que preferir.
Com o Safari ficando mais “inteligente” no iOS 18, faz sentido o Google melhorar a experiência de uso de seu navegador no ecossistema da Apple.
Continue de onde parou (ou quase isso)
O terceiro recurso anunciado pelo Google, este em fase experimental, sugerirá páginas para o usuário revisitar com base em guias abertas previamente em outros dispositivos.
Você já pode fazer isso salvando a página na Lista de Leitura ou nos favoritos do navegador, mas a ideia do novo recurso é te dispensar desse trabalho. Para tanto, o Chrome sugerirá a reabertura de uma página que você visitou recentemente.
O funcionamento é simples: quando você abrir uma nova guia no Chrome em outro dispositivo, o navegador mostrará uma página com os dizeres “Continue com esta aba”.
O Google só não deixou claro quais critérios levará em conta para estimar se o usuário tem interesse em revisitar determinada página. Um deles pode ser uma leitura interrompida no meio da página, imagino.
Esse recurso funcionará tanto no Chrome para desktops quanto nas versões para iOS e Android.
Para quando?
No anúncio sobre essas novidades, o Google não forneceu datas de disponibilização. É provável que os novos recursos sejam liberados nas próximas semanas, de modo progressivo. Os grupos de abas no iOS devem ser liberados já nos próximos dias.
Google Chrome vai sincronizar grupos de abas entre o celular e o desktop
You must be logged in to post a comment.