Meta (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Meta (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Meta fez mais uma alteração nos avisos sobre uso de inteligência artificial em imagens, vídeos e áudios publicados no Facebook, no Instagram e no Threads. A partir da próxima semana, nos materiais que foram editados ou modificados usando IA generativa, o selo ficará em um menu, aparecendo apenas quando o usuário toca no ícone de três pontos acima da imagem.

Com isso, somente fotos, vídeos ou áudios inteiramente gerados com este tipo de tecnologia continuarão com o rótulo antigo. Nestes casos, o texto “Informações sobre IA” vai aparecer logo abaixo do nome de usuário de quem publicou o conteúdo.

Selo mostra botão "Informações sobre IA" no menu de uma foto do Facebook
Para achar o rótulo, usuário vai ter que abrir mais opções (Imagem: Divulgação / Meta)

Nas duas situações, ao tocar no selo, uma janela traz informações explicando que o material pode ter recebido diversas intervenções, que vão desde um pequeno retoque até a criação completa.

Selo rendeu críticas à Meta

Esta é a segunda mudança feita pela Meta nos selos empregados em Facebook, Instagram e Threads. A primeira versão tinha o texto “Criado com IA” e era aplicada a todas as imagens que passavam por qualquer alteração envolvendo inteligência artificial generativa.

Fotógrafos criticaram a medida, dizendo que a etiqueta estava sendo aplicada também a imagens com pequenas edições, como remover pequenos objetos ou mesmo recortar as fotografias.

Publicado por @yantastic
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Após este episódio, a Meta trocou o texto do selo para “Informações sobre IA”, em uma tentativa de deixar a identificação mais neutra.

“Assim como outras pessoas do setor, consideramos que nossas etiquetas não estavam alinhadas às expectativas das pessoas e nem sempre forneciam contexto suficiente”, disse a empresa em uma atualização de um blog post naquela ocasião.

Agora, ao distinguir imagens editadas com IA daquelas totalmente criadas com a tecnologia, a empresa parece ter concordado as reclamações.

“Nossa intenção sempre foi ajudar as pessoas a saber quando veem conteúdo feito com IA, e continuamos a trabalhar com empresas em todo o setor para melhorar nosso processo de rotulagem, para que os selos em nossas plataformas estejam mais alinhados com as expectativas das pessoas”, escreveu a Meta em uma nova atualização.

Mesmo assim, definir o limite entre edição e criação pode ser mais difícil do que parece. Recentemente, testes mostraram que a ferramenta Reimagine, do Google Pixel 9, destinada a pequenas alterações, é capaz de transformar fotos comuns em imagens falsas de desastres com apenas alguns toques.

Com informações: The Verge, Meta

Meta muda regras de rótulo para identificar uso de IA em imagens