Na manhã de quinta (12), um grupo de manchas no Sol disparou uma explosão classificada como X 1,3, categoria que inclui os fenômenos mais fortes. A erupção chegou ao auge às 6h43 no horário de Brasília, causando interferências na comunicação via rádio na África, Europa e em partes da Ásia. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Vídeo do Sol mostra explosão forte em direção à Terra

Como o nome indica, explosões solares são grandes emissões de radiação eletromagnética. Elas ocorrem na superfície do Sol e são classificadas conforme a intensidade: as mais fortes são da classe X, e as mais fracas, da A. 

Segundo o Centro de Previsão do Clima Espacial (SWPC) da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), as manchas solares que causaram a explosão podem ter lançado também ejeções de massa coronal em direção à Terra. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Este não foi o primeiro sinal de atividade em nosso astro nesta semana. O SWPC relatou também que uma tempestade geomagnética ocorreu na quinta (12) e teve intensidade moderada. 

O observatório Solar Dynamics, da NASA, registrou a explosão em ultravioleta; ela aparece no lado esquerdo da foto (Imagem: Reprodução/NASA/SDO)

A tempestade foi causada por uma ejeção de massa coronal (explosão de plasma e campos magnéticos solares) lançada por nosso Sol na terça (10). As partículas do fenômeno renderam auroras boreais visíveis em partes dos Estados Unidos. 

Normalmente, as ejeções de massa coronal (CMEs) demoram alguns dias para alcançar a Terra. Como houve uma CME na terça (10), é possível que suas partículas alcancem nosso planeta somente nesta sexta (13). Com sorte, auroras boreais e austrais podem ser visíveis em algumas regiões do hemisfério norte, como partes dos EUA.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Motorola Edge 50 tem venda exclusiva na TIM com preço promocional
  • Brastemp lança linha Eclipse Collection com novos produtos para casa
  • Anatel amplia 0303 para combater ligações de spam
  • Edge 50 Neo será 1º Motorola com 5 anos de atualizações do Android
  • Qual é o principal problema do iPhone 16?
  • Google One lança plano Lite com 30 GB de armazenamento no Brasil