Com as queimadas, a fuligem e o ar muito seco, a pergunta que todo mundo quer fazer é: quando vai chover no Brasil? Devido às dimensões continentais do país, não há previsão de precipitações (e muito menos tempestades) para todo o território. No entanto, o Sul e partes do Sudeste e do Centro-Oeste terão chuva no fim de semana por causa de uma frente fria.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • O que causou a “chuva preta” que assustou moradores no RS

Devido à poluição atmosférica, é possível que ocorram novos episódios de “chuva preta” nas cidades afetadas pela chuva. O termo informal é usado para descrever o fenômeno em que a água da chuva apresenta coloração escura por causa da fuligem dos incêndios presentes no ar. Se isso ocorrer, a água não deve ser reaproveitada. 

Desconsiderando as áreas com previsão de chuva para os próximos dias, a maior parte do território ainda enfrentará altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).  


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Alerta de tempestade no Sul

“No Sul, serão observadas áreas de instabilidade relacionadas ao ar quente e úmido com origem na Argentina e no Paraguai”, explica Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, para a Agência Brasil. “Em um primeiro momento, essa nova formação afetará o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, intensificando as chuvas à noite”, detalha. Em seguida, vai começar a subir.

Previsão do tempo aponta para chuvas no Sul e em partes do Mato Grosso do Sul e de São Paulo (Imagem: Inmet)

Com base nessa previsão, o Inmet divulgou um alerta laranja de “perigo” para tempestades, que cobre grande parte de Santa Catarina e do Paraná. Isso inclui Florianópolis e Curitiba, e é válido até sábado (14).

Nas áreas com tempestade, pode chover até 100 mm/dia e os ventos podem chegar a 100 km/h. Há possibilidade de queda de granizo, além de corte de energia elétrica.

Chuvas no Mato Grosso do Sul

A frente fria ficará mais intensa e deve chegar até algumas regiões do Mato Grosso do Sul, como a cidade de Dourados, onde provocará fortes chuvas no fim de semana. 

Neste cenário, o Inmet emitiu um alerta amarelo de “potencial perigo” para tempestades até domingo (15). Poderá chover até 50 mm/dia e os ventos devem ser, no máximo, de 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia ou estragos.

Previsão de chuva em São Paulo

Por fim, a frente fria irá se deslocar para áreas do Sudeste, onde provocará novas chuvas (sem risco de temporais). As precipitações devem ocorrer entre domingo (15) e segunda (16). No caso de São Paulo, a previsão é de chuva tanto para a capital quanto para o litoral paulista.

Ar seco continua?

Em oposição, o ar seco e a onda de calor continuam a afetar o resto do país. No total, 18 estados e o Distrito Federal recebem o alerta amarelo de “potencial perigo” para a baixa umidade do ar, segundo o Inmet. 

Em todos esses locais, a umidade relativa do ar tende a ser menor que 30%. Em alguns lugares, poderá chegar a 15%. Dependendo do quanto cair, há possibilidade de incêndios florestais e de danos à saúde. Vale lembrar que, na terça (10), eram 21 estados e o DF nessa situação, com ar extremamente seco.

Para o meteorologista Alves, há “muito pouca chance de chuvas no miolo central do país, que terá temperaturas elevadas de 41 ºC em algumas áreas do Centro-Oeste e do Norte brasileiro”. Isso aumenta o risco de doenças respiratórias.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Motorola Edge 50 tem venda exclusiva na TIM com preço promocional
  • Qual é o principal problema do iPhone 16?
  • Venom 3 | Quem é e quais são os poderes do vilão Knull?
  • 😍 FONE COM QUALIDADE | Lenovo XT80 custa apenas R$ 36 em oferta do AliExpress
  • Caviar lança iPhone 16 Pro de ouro custando quase R$ 400 mil
  • 😱 PARCELADO | Compre Samsung Galaxy A55 5G em preço imperdível