A adaptação do livro Feios, de Scott Westerfeld, já está disponível na Netflix e traz mudanças importantes em relação à obra original. Dirigido por McG, o filme adapta o primeiro livro da série, lançada em 2003, que aborda uma sociedade futurista onde adolescentes são submetidos a uma cirurgia obrigatória para se tornarem “Perfeitos” aos 16 anos.

  • 10 filmes de ficção científica que previram tecnologias de hoje
  • Clique e siga o no WhatsApp

A história acompanha Tally Youngblood, interpretada por Joey King, que inicialmente anseia por sua transformação, mas acaba envolvida em uma trama de rebeldia e autodescoberta.

Adaptação de Feios

Em entrevista ao Deadline, o autor do livro reconheceu que a tecnologia mudou o significado da história desde a sua publicação: “Quando escrevi o livro no início dos anos 2000, falava principalmente sobre cirurgia plástica real. Hoje, a maioria das mudanças na aparência das pessoas são digitais, com filtros e edições”.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Ele também mencionou como isso transformou o conceito dos ‘Perfeitos’. “É muito menos literal e muito mais como se todos nós tivéssemos essa magia para mudar nossa aparência todos os dias. Há algo realmente interessante sobre como a tecnologia tornou o livro mais incisivo e interessante”, disse Westerfeld.

Joey King e Laverne Cox em cena do filme Feios (Imagem: Divulgação/Netflix)
Joey King e Laverne Cox em cena do filme Feios (Imagem: Divulgação/Netflix)

O diretor McG vê o filme como uma crítica ao uso excessivo de filtros e edições digitais. “As pessoas estão obcecadas em alcançar um ideal de beleza inatingível. Com as redes sociais, mostramos ao mundo algo que não somos”, afirmou o cineasta.

Ele também destacou a relevância do filme para os tempos atuais. “Eu queria que este filme fosse relevante para 2024 e além”. Segundo o diretor, a influência das redes sociais sobre os jovens mudou muito desde o boom de histórias distópicas como Jogos Vorazes e Divergente.

Mudanças na adaptação

Atenção! Os trechos a seguir contêm spoilers da trama de Feios.

O diretor McG também abordou as mudanças feitas na adaptação. Uma das principais mudanças em relação ao livro original envolve o personagem Peris, amigo de infância de Tally, interpretado por Chase Stokes.

No livro, Peris passa pela cirurgia e se torna um “Perfeito” comum. No filme, no entanto, ele recebe uma proposta para se tornar um “Especial”, com habilidades sobre-humanas para caçar rebeldes.

“Peris, nos livros, acaba se tornando um personagem menos relevante. No filme, quisemos dar a ele um arco mais impactante, com uma traição ativa a Tally”, explicou Westerfeld.

McG comparou a dinâmica entre Tally e Peris com a relação entre Darth Vader e Luke Skywalker em Star Wars. “O sistema tenta mudá-lo, mas o amor dele por Tally é tão forte que transcende a cirurgia”, comentou o diretor.

Chase Stokes como Peris em Feios (Imagem: Divulgação/Netflix)
Chase Stokes como Peris em Feios (Imagem: Divulgação/Netflix)

A cena final também deixa em aberto o destino de Peris, sugerindo a possibilidade de uma continuação. “Não vou dizer que ele morreu. Quero que os espectadores se perguntem: ele está vivo? Ele é bom ou mau?”, disse McG.

O diretor espera que o público demonstre interesse por uma continuação da história. “Obviamente, é uma série de livros e a história continua, mas precisamos ter a recepção do público para seguir com a adaptação, porque é difícil fazer filmes, e eles são caros”, afirmou.

O autor Scott Westerfeld, que faz uma participação especial no filme, também refletiu sobre a relevância de distopias para os jovens. “Adolescentes sempre estarão interessados em histórias de controle, porque vivem sob muitas regras. Distopias continuam a ser um gênero atraente para essa faixa etária”.

 

Feios já está disponível para streaming na Netflix.

Confira também 10 séries incríveis de ficção científica para assistir na Netflix.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Xiaomi lança projetor barato com imagem Full HD de até 110 polegadas
  • Criadores explicam por que Absolute Batman tem o símbolo tão grande e tosco
  • Quando o iPhone 16 chega no Brasil? Veja os preços de todas as versões
  • Apple confirma 8GB de RAM em todos os modelos do iPhone 16
  • Linha Xiaomi 14T vaza por completo com preços e imagens
  • OpenAI terá estrutura com fins lucrativos mais tradicional em 2025, diz Altman