A OpenAI, conhecida por soluções de inteligência artificial como o ChatGPT e o DALL-E, deve abandonar sua estrutura sem fins lucrativos em 2025. A informação foi divulgada pela Fortune, com base em comentários feitos pelo CEO Sam Altman em uma reunião com funcionários.

  • OpenAI | Tudo sobre a criadora do polêmico ChatGPT
  • Clique e siga o no WhatsApp

Segundo a reportagem, Altman afirmou que a empresa “superou” o arranjo original e deve adotar uma “organização com fins lucrativos mais tradicional” no próximo ano. No entanto, detalhes sobre a nova configuração corporativa não foram esclarecidos.

Estrutura da OpenAI

A OpenAI foi fundada em 2015 como uma organização sem fins lucrativos, recebendo doações para financiar suas pesquisas. Com o passar dos anos, a empresa percebeu que as doações não eram suficientes para cobrir os custos crescentes, levando à criação de uma subsidiária lucrativa para atrair investimentos.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Em 2019, a companhia “foi reestruturada para garantir que pudesse levantar capital, preservando ao mesmo tempo o objetivo, governança e supervisão da organização sem fins lucrativos”, segundo informações do site da empresa.

Atualmente, a OpenAI opera como uma empresa de capital limitado (LLC) com fins lucrativos, controlada por uma entidade sem fins lucrativos. Essa estrutura, descrita como complexa, tem gerado questionamentos internos e externos.

OpenAI opera como uma empresa de capital limitado com fins lucrativos, controlada por uma entidade sem fins lucrativos (Imagem: Levart Photographer/Unsplash)
OpenAI opera atualmente como uma empresa de capital limitado com fins lucrativos, controlada por uma entidade sem fins lucrativos (Imagem: Levart Photographer/Unsplash)

Esse arranjo permitiu, por exemplo, que o conselho de diretores da OpenAI, parte da organização sem fins lucrativos, demitisse Altman como CEO em novembro de 2023. O conselho acusou Altman de “não ser sincero nas suas comunicações” e ignorar medidas de segurança. Cinco dias após a demissão, Altman voltou ao comando da companhia.

Essa estrutura também está no centro da ação judicial que Elon Musk move contra a empresa. O empresário diz que foi enganado por Altman para contribuir na fundação da OpenAI com promessas de que a companhia seria mais segura e transparente do que alternativas com fins lucrativos.

Segundo o processo, essas garantias sobre a estrutura sem fins lucrativos da OpenAI foram fundamentais para convencer Musk a investir no projeto. O dono do X alega também que a OpenAI se desviou de sua missão original de “desenvolver inteligência artificial para beneficiar a humanidade”.

De acordo com a Fortune, Altman reforçou que a OpenAI continuará focada em construir IA que beneficie a todos, e que a missão sem fins lucrativos seguirá sendo um “pilar central” da organização.

Ainda que Altman tenha evitado entrar em pormenores, a mudança parece estar alinhada com as expectativas de investidores que buscam maior retorno financeiro, além de simplificar a estrutura da empresa.

Veja outras novidades sobre a OpenAI:

  • ChatGPT soma 11 milhões de assinantes mas segue no prejuízo, segundo vazamento
  • OpenAI lança o modelo o1 com foco em resolver problemas complexos
  • Ex-funcionários alertam para riscos de IA após OpenAI se opor a projeto de lei
  • ChatGPT | OpenAI revela riscos e respostas inesperadas do GPT-4o

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Xiaomi lança projetor barato com imagem Full HD de até 110 polegadas
  • Criadores explicam por que Absolute Batman tem o símbolo tão grande e tosco
  • Quando o iPhone 16 chega no Brasil? Veja os preços de todas as versões
  • Venom 3 | Quem é e quais são os poderes do vilão Knull?
  • Motorola Edge 50 tem venda exclusiva na TIM com preço promocional
  • Qual é o principal problema do iPhone 16?