A AMD já prepara novas soluções para a família Ryzen AI 300 Strix Point, incluindo a primeira CPU da linha a contar com oito núcleos, conforme aponta um registro encontrado no banco de dados do Geekbench AI. Equipando uma plataforma desconhecida, que pode integrar a suposta família Krackan Point (ou Kraken Point, como apontado por alguns rumores), o Ryzen AI 7 PRO 360 foi visto trazendo uma configuração mais modesta, acompanhada de GPU Radeon 880M e 8 GB de RAM.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • AMD anuncia Radeon RX 7800M, GPU com mesmas especificações do PS5 Pro

No resultado, o chip em questão é identificado pelo nome, e tem a contagem de núcleos confirmada. A informação é curiosa por contrariar as expectativas de que o Ryzen AI 7 PRO 360 seria uma versão adaptada do Ryzen AI 9 365, de 10 núcleos, focada no mercado corporativo. Esse cenário faz do componente a primeira solução octa-core a integrar a série de soluções da AMD com arquitetura Zen 5 para notebooks.

Outro ponto interessante a ser lembrado é que, caso siga a estratégia dos chips Ryzen AI 9 lançados em julho, a novidade deve contar com um mix de arquiteturas, combinando núcleos Zen 5 tradicionais com os mais compactos e eficientes Zen 5c. Apesar de não haver detalhes a respeito no teste vazado, espera-se que esse processador utilize quatro núcleos Zen 5, e quatro núcleos Zen 5c.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os gráficos ficariam sob responsabilidade da Radeon 880M, GPU integrada composta de 12 Unidades Computacionais (CUs) cuja performance não é tão distante da Radeon 780M empregada na geração anterior. Ainda assim, o desempenho é elevado e, por haver o uso da arquitetura RDNA 3.5, podemos esperar por um alto nível de eficiência energética, garantindo que a 880M mantenha-se potente mesmo em máquinas que possuam TDP mais limitado.

O inédito AMD Ryzen AI 7 PRO 360 foi encontrado no banco de dados do Geekbench AI, sendo a primeira CPU Zen 5 para notebooks com 8 núcleos (Imagem: Reprodução/Geekbench)

Há mais um aspecto curioso no registro: a plataforma identificada como AMD KoratPlus-STXKRK, inédita até o momento. É o trecho “STXKRK” que realmente chama atenção, por possivelmente ser uma menção não apenas à linha Strix Point (STX), como ainda à família Krackan Point (KRK), especulada para oferecer uma seleção de opções de chips Zen 5 mais acessíveis. De fato, ao menos neste primeiro benchmark, há uma distância considerável frente ao Ryzen AI 9 365.

Enquanto o chip premium já lançado atinge 4.634 pontos em single precision, 4.612 pontos em half precision e 11.670 com quantização, o Ryzen AI 7 Pro é bem mais modesto ao proporcionar 3.111 pontos em single precision, 3.244 pontos em half precision e 9.074 com quantização — as diferenças são de até 49% de vantagem para o Ryzen AI 9. É bom ter em mente que esses números referem-se apenas a cálculos de Inteligência Artificial, e não correspondem necessariamente a cenários de uso real.

Além disso, benchmarks nem sempre demonstram com fidelidade o comportamento de componentes no cotidiano. Vai ser preciso esperar pelo lançamento do novo processador para sabermos do que ele é realmente capaz. A boa notícia é que não falta muito para isso, caso os rumores estejam corretos.

A AMD confirmou que realizará um evento focado em data center e mercado corporativo em outubro — espera-se que os Ryzen AI PRO 300 sejam apresentados na ocasião (Imagem: Divulgação/AMD)

A AMD confirmou que realizará um evento em 10 de outubro, focado em data centers e no mercado corporativo. Espera-se que a linha Ryzen AI PRO 300 seja apresentada na ocasião, possivelmente já acompanhada de alguns notebooks, como o ThinkPad T14s Gen 6 AMD Edition, revelado “sem querer” pela Lenovo nesta semana.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Criadores explicam por que Absolute Batman tem o símbolo tão grande e tosco
  • Coursera e Microsoft oferecem 5 mil bolsas para novos cursos em TI e nuvem
  • Huawei Watch GT 5 tem visual e primeiras especificações vazadas
  • Quando o iPhone 16 chega no Brasil? Veja os preços de todas as versões
  • iPads vão poder instalar apps de fora da App Store nesta segunda (16)
  • OpenAI terá estrutura com fins lucrativos mais tradicional em 2025, diz Altman