Em novas cores, iPhone 16 tem corpo de alumínio (imagem: reprodução/Apple)
iPhone 16 e iPhone 16 Pro estreiam botão obturador para a captura de imagens na linha de celulares da Apple (imagem: reprodução/Apple)

O iPhone 16 e iPhone 16 Pro, lançados na semana passada, trazem um botão obturador para a câmera. Apesar de novos nos celulares da Apple, o obturador (usado para capturar imagens), já existia em outros smartphones. Veja a seguir alguns aparelhos que contam com essa ferramenta e futuros celulares que devem chegar com esse botão.

Sony e sua aposta no botão de captura

Ao falarmos de botão obturador em celulares, a Sony tem que ser a primeira a ser citada. A marca japonesa aposta nesse recurso há anos. Em maio deste ano, a empresa lançou o Xperia 1 VI, seu mais novo topo de linha.

Sony Xperia Pro-I possui câmera tripla com sensor principal de uma polegada
Sony Xperia Pro-I é um dos vários celulares da Sony com botão obturador dedicado (Imagem: Divulgação/Sony)

O smartphone é voltado para fotografia, seguindo o legado de modelos como o Xperia Pro-I, lançado em 2022, Xperia 5 V, Xperia 1 V e Xperia XZ. O Xperia 1 VI, assim como seus antecessores, tem um botão obturador de dois estágios — mesmo tipo do iPhone 16 e 16 Pro.

Esses dois estágios permitem que, no meio do clique, a câmera selecione automaticamente os parâmetros para definir as configurações de qualidade. Ao clicar completamente, a câmera faz a captura da foto. Isso dá uma experiência mais próxima de usar uma câmera profissional ou semiprofissional.

Nokia 808 PureView

Nokia 808 PureView foi um smartphone focado em fotografia lançado em 2012 e com botão obturador dedicado (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Nokia 808 PureView foi um smartphone focado em fotografia lançado em 2012 e com botão obturador dedicado (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Lançado em 2012, o Nokia 808 PureView foi um dos primeiros smartphones a contar com botão obturador dedicado. O 808 PureView tinha como foco a fotografia, o que explica o botão e o sensor de 41 MP de resolução da câmera.

Hoje há vários celulares de entrada com câmera de 48 MP ou mais. Contudo, em 2012, isso era luxo. O Nokia 808 PureView permitia controlar diferentes funções da foto, como escolher o ISO até o valor 1.600.

Vários celulares permitem você selecionar as configurações da câmera, mas pouquíssimos entregam isso com a experiência de apertar o obturador — o iPhone 16 e 16 Pro são os mais atuais a fornecer esse conjunto.

Lumia 950 XL

Lumia 950XL e Lumia 950 tinham botão obturador dedicado na parte inferior da lateral (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Lumia 950XL e Lumia 950 tinham botão obturador dedicado na parte inferior da lateral (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Fãs do Windows Phone já contavam com botão obturador dedicado no Lumia 950 XL. Como os celulares da Microsoft são “descendentes” dos modelos da Nokia, a inclusão desse recurso seguiu o curso natural da evolução da linha.

Com o fim dos Windows Phone, os consumidores perderam uma opção de celular com botão obturador. No momento, as principais escolhas para quem busca um smartphone com esse recurso são os Xperias e os iPhone 16. Ambos com preços elevados — a Sony não vende mais celulares no Brasil.

Novos Oppo e Nubia com obturador

Pouco depois do anúncio do iPhone 16, a Nubia anunciou que seu próximo celular premium terá botão obturador. A declaração da Nubia veio do próprio CEO da empresa. Já um leaker divulgou que a Oppo também colocará um botão do tipo no seu próximo topo de linha.

A OnePlus, que é uma subsidiária da Oppo, já contava com uma espécie de obturador. Alguns celulares da marca que contam com botão de ação permitiam configurá-lo para funcionar como obturador — mas sem o efeito de dois estágios.

A questão agora é se a moda vai pegar ou será esquecida. Olhando as análises de pessoas mais ligadas com fotografia, sejam fotógrafos profissionais ou amadores, o botão obturador dedicado é fundamental. Contudo, o que importará no fim é a recepção do público.

Inédito no iPhone 16? Outros celulares já tiveram controle de câmera