Wolverine cresceu como um animal indomável, e o sonho inicial do Professor Xavier de convivência pacífica entre humanos e mutantes foi um divisor de águas para Logan, que tornou esse o maior objetivo de aprender a conviver em equipe e atuar em conjunto. Ele acreditava tanto nessa possibilidade que chegou a liderar os X-Men e até assumiu a diretoria do Instituto Xavier para Estudos Avançados. Mas, agora, ele desistiu oficialmente de continuar no grupo.

  • Entenda por que os X-Men perderam a fé na liderança do Professor Xavier
  • X-Men | Quem são e quais os poderes dos novos alunos mutantes de 2024?
  • X-Men | Nova geração de Sentinelas pode ajudar a comunidade mutante
  • X-Men confirmam por que sua missão final é deixar de existir

Atenção para spoilers de X-Men #1!

Como todos sabem, Logan tem um fator de cura que retarda seu envelhecimento, então, quando foi recrutado por Charles Xavier, ele nunca realmente o viu como um professor, mas sim como um visionário em busca de um sonho nobre. “Chuck” também não sentiu diferença de idade com Logan e ambos passaram a nutrir uma grande amizade — o próprio filme Logan retrata essa broderagem.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Acontece que, ao longo dos anos, o sonho de Xavier ficou cada vez mais distante da realidade. Pouco a pouco, seus principais pupilos deixaram de segui-lo, e, inclusive, Ciclope, o aluno estreante, foi também o primeiro a abandonar as ideias do então mentor. E na Era Krakoana isso piorou bastante, principalmente porque o Professor X se tornou uma figura cínica e antipática com a humanidade.

Wolverine cansou das trapalhadas de Xavier e mandou os X-Men pastar (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Fera abandonou o sonho, em seguida foi Tempestade, e, por último, Logan, que, depois de notar o quanto Xavier começou a desprezar e até ameaçar a humanidade, simplesmente deixou de reconhecer o amigo de outrora. Eles sequer se falavam no final da fase anterior, e o próprio telepata começou a degringolar quando perdeu o comando do Conselho Silencioso e foi facilmente manipulado pelo Senhor Sinistro.

Para completar o degradê moral, Xavier se tornou um verdadeiro vilão durante a Queda de Krakoa, quando Ciclope descobriu que o Professor X tentou um acordo com a organização supremacista antimutante Orchis para poupar os mutantes em troca de um genocídio da humanidade. Scott Summers deu um esporro tão grande no antigo mentor que a vergonha alheia constrangeu os leitores.

Xavier chegou a ser considerado inimigo da humanidade e foi preso pelos Vingadores, que o colocaram em uma cela teoricamente à prova de sua telepatia. Acontece que o Professor X acionou um gatilho mental instalado há anos nas mentes de Tony Stark e Steve Rogers, que ficaram imóveis presenciando o telepata deixar seu corpo em reclusão enquanto ele navega pelo mundo em sua forma astral.

Wolverine diz que o sonho de Xavier está morto

Wolverine ainda chegou a manter o sonho de Xavier atualizado, fazendo concessões e planejando ações mais realistas, como participar dos Vingadores e estar mais presente em outras partes do planeta do que ficar enfurnado em Krakoa fazendo trenzinho com Jean Grey e Scott Summers. Isso já era um sinal de despedida.

Desde que ingressou oficialmente na equipe em 1975, Logan tem sido sinônimo dos X-Men, a ponto de se tornar o membro mais popular da equipe. Ele geralmente é o primeiro personagem que as pessoas pensam quando ouvem o nome do grupo. Agora, o baixo moral de Wolverine com os Filhos do Átomo atingiu seu ponto de ruptura em X-Men #1, lançado recentemente.

Em conversa com Ciclope, Wolverine revela que desistiu da equipe. Ele não se considera mais um X-Man e, como resultado, as duas partes estão seguindo caminhos separados. Além dos fatores citados acima, dois acontecimentos feriram profundamente seu carinho pelo time. O primeiro foi o fato de ele nunca ter concordado com a decisão do Conselho Silencioso de nomear o Fera como chefe das operações da X-Force, mesmo quando estava ficando claro que Hank McCoy estava abusando desses privilégios.

A gota d’água foi quando Fera matou Wolverine, ressuscitou-o em um estado selvagem usando a tecnologia Krakoana e então usou a mesma tecnologia para construir um exército de clones de Logan. Tudo isso forçou Wolverine a deixar Krakoa e destruir suas cópias pelo mundo.

Wolverine nunca concordou com o isolamento dos X-Men em Krakoa (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Para completar, o Massacre de Mutantes do Hellfire Gala partiu o coração de Logan de forma irreversível, principalmente por notar que a própria Era Krakoana já havia destruído o sonho de Xavier; e que a antipatia do líder da equipe com o resto do mundo serviu como combustível para alimentar muito o ódio de muita gente pelos mutantes. E foi isso que deu a Orchis os poderes que reuniu par causar mais um genocídio de Filhos do Átomo.

  • Tenha acesso a mais de 1 milhão de livros digitais com o Amazon Kindle Unlimited!

Não dá para dizer que Wolverine não tentou, pois os X-Men já sofreram derrotas devastadoras várias vezes, e Logan sempre esteve presente na reconstrução da equipe, muitas vezes do zero. Agora, depois de ter se decepcionado com a construção de uma nação mutante que se isolava do mundo e ia em direção completamente oposta ao sonho inicial, ele simplesmente perdeu a paciência e mandou todo mundo pastar.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Agência dos EUA emite alerta de tempestade geomagnética nesta segunda (16)
  • FastShop vaza data de lançamento do iPhone 16 no Brasil
  • Nova balança da Xiaomi com tela de 3,5″ analisa até 25 dados de saúde
  • Influencer coloca placa solar em BYD para ter “energia infinita”; dá certo?
  • iPads vão poder instalar apps de fora da App Store nesta segunda (16)
  • Pré-venda dos iPhones 16 Pro estaria muito abaixo do esperado, diz Kuo