O YouTube anunciou a chegada do recurso Hype, uma nova forma de interação voltada para impulsionar canais com menos de 500 mil inscritos na plataforma. Além de curtidas, comentários e inscrições, a comunidade pode enviar hypes para vídeos, uma forma de pontuação que ajuda a destacar o conteúdo de um canal emergente para mais pessoas.

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A novidade foi revelada durante o evento Made On YouTube, realizado nesta quarta-feira (18) nos EUA. A empresa revelou que fez testes iniciais da ferramenta no Brasil, em Taiwan e na Turquia por quatro semanas e notou resultados positivos — foram mais de 5 milhões de hypes distribuídos entre 50 mil canais diferentes, com maior adesão entre jovens de 18 a 24 anos. 

A ideia do Hype é levar os canais menores a uma audiência diferente: os vídeos com maior pontuação são exibidos num placar de líderes que muda a cada semana e varia por cada país. Dessa forma, quem acessa a tabela pode conferir um canal que não necessariamente seria exibido nas recomendações do algoritmo do app. 


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Usuários poderão dar um “empurrãozinho” para aumentar a popularidade do vídeo (Imagem: Reprodução/YouTube)

Como vai funcionar

Inicialmente, cada usuário no YouTube pode enviar três impulsos de hypes por semana em vídeos que possuem até 7 dias de existência e foram publicados por canais com menos de 500 mil inscritos. Em cada publicação, é possível ver a pontuação atual e contribuir para que o perfil suba na tabela.

A plataforma criou um sistema para valorizar ainda mais os hypes em canais menores, de forma que a disputa não fique apenas em números absolutos — um canal com 400 mil inscritos teria mais chances de pontuação do que um com 4 mil, por exemplo, então a empresa quer equilibrar a disputa para que todos tenham chance de chegar ao topo.

A marca de 500 mil inscritos já é bem significativa para criadores de conteúdo, mas a empresa entende há um crescimento desproporcional nos ganhos financeiros em canais mais populares do que isso, então há uma demanda para valorizar espaços menores.

Planos para o futuro

O Hype deve ser liberado para mais perfis a partir dos próximos meses, mas o YouTube já confirmou alguns planos que devem chegar à ferramenta. 

Um deles é a opção de enviar impulsos pagos para cada canal, além dos três itens gratuitos por semana, o que serviria como fonte de monetização, enquanto outra ideia envolve criar um painel para proprietários de canais com o resumo semanal dos vídeos e uma análise dos fãs que mais engajaram com hypes.

O YouTube também anunciou novas ferramentas de IA durante o evento, como um recurso para gerar vídeos de seis segundos no Shorts.

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