O YouTube anunciou novidades importantes com IA generativa durante o evento Made on YouTube, realizado nesta quarta-feira (18) nos EUA. O aplicativo ganhará suporte ao modelo de IA Veo, do Google, capaz de criar vídeos com aspecto realista para o Shorts, além de sugerir ideias para vídeos e dublar falas para outros idiomas automaticamente.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Editor do Google Fotos ganha opção para inverter imagens

Vídeos curtos gerados por IA

A empresa confirmou a chegada do modelo Veo, desenvolvido pela divisão Google DeepMind para gerar vídeos com aspectos realistas (algo similar ao Sora, da OpenAI). Com a novidade, criadores de conteúdo poderão gerar imagens estáticas ou clipes curtos com até seis segundos de duração para depois combiná-los num vídeo único do Shorts de até 60 segundos. 

Para isso, basta abrir o app, digitar um comando em texto e receber quatro sugestões de imagens. Depois, a plataforma traz uma opção para converter aquele resultado em vídeo e leva cerca de um minuto para criar um trecho.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

YouTube vai criar imagens e vídeos para o Shorts a partir de comandos de texto (Imagem: Reprodução/YouTube)

A empresa reforça que a ferramenta aceita prompts detalhados, incluindo alguns direcionamentos para o movimento dos personagens ou o ângulo da câmera. As imagens estáticas podem ser usadas como fundo para quem usa o recurso de tela verde na gravação dos Shorts, enquanto é possível criar vídeos inteiros com o Veo ou apenas inserir trechos para completar alguns espaços que faltam na publicação.

Todas as criações recebem a marca d’água invisível do SynthID, que sinaliza o uso de IA generativa, e a plataforma também prometeu um aviso visual no app para informar a presença da tecnologia. A novidade será liberada a todos os criadores a partir de 2025.

Mais sugestões de conteúdos

O YouTube expandiu o assistente de IA usado para sugerir novos vídeos em canais. Além de fornecer insights com base no que os espectadores gostam de assistir, a ferramenta agora consegue gerar ideias a partir de prompts do administrador do canal e gera novas sugestões a partir de comentários da comunidade.

O resultado vai além de um simples tema do vídeo: a inteligência artificial monta um esboço do roteiro, com dicas de como conduzir a criação do início ao fim, e gera algumas sugestões de capas. A expansão também passa por distribuição gradual e deve chegar a mais contas nos próximos meses.

Proprietários de canais podem receber sugestões de novas publicações com base no interesse da audiência (Imagem: Reprodução/YouTube)

IA para gerar música de fundo e dublagem de vídeos

Com relação aos áudios, o YouTube revelou que vai expandir o recurso Dream Track para que mais pessoas consigam criar trilhas sonoras aos fundos dos vídeos, indicada para o Shorts. 

Além disso, a empresa confirmou que vai levar o recurso Auto Dubbing para mais usuários — a ferramenta consegue dublar vídeos automaticamente para idiomas como português, espanhol, francês e italiano, preservando o tom de voz original e considerando a acústica do ambiente para criar um resultado mais fiel com relação ao vídeo.

Por fim, a empresa ainda trouxe novidades fora do campo da IA, como as Comunidades, para reunir os inscritos do mesmo canal num espaço nos moldes do Discord, e o Hype, uma forma de impulsionar canais menores e expandir a audiência destes criadores.

LEIA TAMBÉM:

  • X está de volta? Usuários relatam que rede social funciona novamente pelo app
  • Switch 2 entra em produção com duas telas e preço de US$ 400
  • Novo tipo sanguíneo é descoberto e põe fim a mistério de 50 anos

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Switch 2 entra em produção com duas telas e preço de US$ 400
  • Estruturas misteriosas são detectadas sob a superfície de Marte
  • Microsoft libera versão empresarial do Office 2024 com licença vitalícia
  • Retorno do X? Usuários relatam que rede social voltou a funcionar pelo app
  • Estrela pode ter ficado mais perto da Terra que a sonda Voyager 1
  • Novo tipo sanguíneo é descoberto e põe fim a mistério de 50 anos