Elon Musk, dono do X, critica decisões do Supremo Tribunal Federal (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O X voltou a funcionar no Brasil para usuários de diversas localidades, mesmo sem o uso de VPN. Os relatos começaram a surgir em outras redes sociais e rapidamente puderam ser confirmados ao executar o aplicativo do X no Android e no iPhone.

Por enquanto, não há qualquer informação do Supremo Tribunal Federal ou da Anatel no sentido de que a plataforma tenha sido desbloqueada em território nacional. O termo “O Twitter voltou” já figura nos Trending Topics da rede social.

Pessoas comemoram o retorno do X (imagem: reprodução/Tecnoblog)
Pessoas comemoram o retorno do X (imagem: reprodução/Tecnoblog)

Ainda não se sabe o que permite o acesso ao X. A principal tese, ao menos neste momento, é de que o app tenha adotado outro domínio ou IP. Já que as operadoras cortam o acesso ao interromper a comunicação com os servidores, uma rota alternativa permitiria retomar o fornecimento do serviço.

Note que o acesso na manhã de hoje (quarta-feira, dia 18/09) só é possível pelos apps oficiais. O domínio x.com permanece inacessível. Ao tentar abri-lo no computador, surge o já tradicional aviso de que existe uma indisponibilidade do DNS.

Domínios x.com e twitter.com continuam bloqueados (imagem: reprodução/Tecnoblog)
Domínios x.com e twitter.com continuam bloqueados (imagem: reprodução/Tecnoblog)

O bloqueio da rede social começou nas maiores empresas de telecomunicações do país em 30 de agosto, após uma queda de braço entre o proprietário da rede, Elon Musk, e o Supremo Tribunal Federal. O bilionário critica decisões tomadas pelo ministro Alexandre de Moraes. Moraes inicialmente decidiu de forma monocrática, mas a 1ª Turma do STF confirmou a interrupção da plataforma de forma unânime em 2 de setembro.

X/Twitter volta a funcionar em celulares no Brasil