iPhone 16 Pro (imagem: divulgação/Apple)
iPhone 16 Pro e iPhone 16 agora suportam carregamento de 45 W, superando a geração anterior e celulares intermediários (imagem: divulgação/Apple)

A linha iPhone 16 agora é capaz de suportar 45 W de potência ao recarregar o celular. Essa atualização nos smartphones da Apple era especulada antes do lançamento. Contudo, um teste feito por um leaker mostra que realmente houve essa melhoria, que agora deixa o iPhone 16 empatado com o Galaxy S24 Ultra nesse quesito — e finalmente supera a recarga do Galaxy A55.

O teste de carregamento foi feito pelo leaker AppleShrimpPro, que conseguiu atingir 38 W de potência no iPhone 16 — o modelo exato do teste não foi especificado. A potência de 45 W é a capacidade teórica que o celular pode ser recarregado. Independente da marca, seja Samsung ou alguma chinesa (que investem bastante na tecnologia de recarga rápida), o valor anunciado raramente é o que se vê na prática. Sempre há perda nesse processo.

Apple não revela especificações de bateria e recarga

A Apple raramente divulga as especificações completas da sua bateria e velocidade de recarga. Nos eventos de lançamento e no marketing do celular, a big tech apenas destaca ganhos na duração da bateria. A única informação revelada nesse ponto é sobre a recarga sem fio.

iPhone 16 Pro Max e 16 Pro estão com carregamento mais rápido na recarga com fio e sem fio (Imagem: Divulgação/Apple)
iPhone 16 Pro Max e 16 Pro estão com carregamento mais rápido na recarga com fio e sem fio (Imagem: Divulgação/Apple)

Neste ano, a empresa informou que a bateria dos iPhones 16 atinge 50% da capacidade com 30 minutos de recarga — usando um carregador com fio de 20 W ou superior. No carregamento sem fio, a Apple afirma que os seu novos celulares atingem 25 W usando o adaptador de 30 W ou superior. Nesse ponto o iPhone 16 supera o Galaxy S24 Ultra e S24+, que atingem 15 W na recarga wireless.

USB-C e seu potencial no iPhone 16

Desde a geração passada, quando a Apple adotou a entrada USB-C nos iPhones, era esperado que a big tech ampliasse a “velocidade” de carregamento (não é o termo correto, mas se popularizou) do celular. O padrão USB-C permite recargas com valores de 100 W a 240 W de potência.

No entanto, o iPhone 15 Pro Max atinge 25 W com o carregador da própria Apple. Esse potência é a mesma suportada pelo Galaxy A55, um dos celulares intermediários da Samsung, e inferior a vários modelos chineses.

Com informações: Android Headlines e Phone Arena

iPhone 16 tem carregamento mais rápido e empata com Galaxy S24 Ultra