Estreia na próxima segunda-feira (30) a nova novela das 19h da TV Globo, Volta Por Cima. Escrita por Claudia Souto e com direção artística de André Câmara, a trama se passa no subúrbio do Rio de Janeiro e conta a história de amor da batalhadora Madá (Jéssica Ellen) e do esforçado Jão (Fabrício Boliveira) em meio a comunidade colorida e divertida na qual vivem.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Mania de Você | Quem é quem na nova novela das 21h da TV Globo

Substituta de Família é Tudo, a novela promete investir na leveza e bom humor característicos da faixa horária, mas sem deixar de lado outras emoções imprescindíveis para contar uma história tipicamente brasileira.

“Em Volta Por Cima, assim como Cara e Coragem e Pega Pega [outras novelas de Claudia Souto], os gêneros se misturam. O gênero principal, intocável, é o ‘gênero novela das 19h’, porque ele em si já é um gênero. Agora, comédia, drama, tragédia, farsa; um pouco de tudo isso se mistura, porque eu acredito que a nossa vida seja assim”, contou a autora na coletiva de imprensa do folhetim.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

 

Ainda segundo a escritora, a trama vai fazer jus ao título que adotou e trazer para a telinha personagens que, apesar das dificuldades, deram a volta por cima, mostrando identificação com o público.

“A gente traz nessa novela histórias muito possíveis de acontecer. Com quem está do seu lado no ônibus, com quem você cruza na rua ou com você mesmo”, explicou. “Você vai ver ao longo da novela acontecimentos muito impactantes, mas totalmente possíveis de estarem no seu caminho no dia a dia.”

Histórias giram em torno de companhia de ônibus

Ambientada na fictícia Vila Cambucá, no Rio de Janeiro, Volta Por Cima conta a história de Madá, uma jovem costureira que nunca foge do trabalho. Filha de Lindomar (MV Bill), o condutor de ônibus da Viação Formosa; e da também costureira Doralice (interpretada por Tereza Seiblitz, que volta a fazer novelas após 20 anos), Madá uma é uma jovem determinada, em busca de vocação na vida.

Muito devota à família, a garota é noiva de Chico (Amaury Lorenzo) – um garoto acomodado, que a trai com a garçonete Roxelle (Isadora Cruz) –, e começa a ter sentimentos por Jão, jovem com quem até então não se bicava, mas que salva os passageiros de Lindomar de uma tragédia ainda maior, após o motorista ter um infarto e morrer em serviço.

Além dos pais e da irmã mais nova, o folgado tio Osmar também mora na casa de Madá (Imagem: Divulgação/TV Globo)

É nesse clima de luto e de sentimentos divididos que Madá precisa assumir a chefia da casa e lidar com a “punhalada” de Osmar (Milhem Cortaz), o folgado tio que quer roubar o bilhete premiado comprado por seu pai antes de morrer.

Fanfarrão de primeira – e segundo Milhem, “o vilão mais humano que ele já interpretou” – Osmar tem uma dívida mortal com Baixinho (Rodrigo García), um contraventor bastante temido da região, que o leva a fazer tudo por dinheiro.

“O Osmar é o personagem mais complexo que escrevi até hoje”, revelou Claudia à imprensa. “ Ele é o mais difícil, o mais desafiador porque ele tem todas as emoções dentro dele.”

Núcleos da novela vão do Carnaval ao K-pop

Edson e Rosana são os donos da Viação Formosa (Imagem: Divulgação/TV Globo)

Além da trama principal, a novela conta ainda com outros núcleos bastante ecléticos, que prometem chamar a atenção do público.

Um deles é o da família Bacelar, donos da Viação Formosa. Formado por Edson (Aílton Graça), homem simples, que mantém os mesmo hábitos de quando era pobre, e por Rosana (Viviane Araújo), ex-rainha de bateria que adora ostentar sua nova vida de rica, ele conta ainda com Rique (Márcio Machado), carnavalesco amigo do casal, e Nando (João Gabriel D’Aleluia), o único herdeiro da família.

Além deles, quem promete dar o que falar também são os Góis de Macedo. Irmãos de uma tradicional e rica família carioca, que torrou seu dinheiro e agora vive de aparências, eles são constituídos por Belissa (Betty Faria), Joyce (Drica Moraes) e Gigi (Rodrigo Fagundes), além de Sebastian (Fábio Lago), o fiel mordomo, que fecha o quarteto.

“Eles são três crianças mimadas e abandonadas”, contou Drica Moraes. “Eu costumo dizer que o Gigi é o recém-saído das fraldas, que está no pré-primário, que Joyce é uma adolescente rebelde, e Belissa é nossa tutora, nossa psicóloga. A irmã mais velha que tem uma certa sabedoria”, brinca.

 Góis de Macedo vivem família falida, mas que não perde a pose (Imagem: Divulgação/TV Globo)

Caminhando em uma direção bem diferente do resto da novela, mas especialmente curiosa, há ainda a trama estrelada por Tati (Bia Santana), irmã mais nova de Madá. Jovem apaixonada por K-pop e K-dramas [dramas coreanos], Tati vai ver seu idol preferido andando de ônibus no bairro em que mora, o que a leva a iniciar uma caçada para encontrar Jim (Allan Jeon).

“Trazer a cultura asiática era um desejo [de muito tempo]. Então, por que não ter um K-drama dentro da novela? A gente vai ter uma série que a Tati assiste, que vai ser pontual, mas vai dar para acompanhar. Eu estou muito feliz com isso porque acho que a gente vai falar com a comunidade, a juventude e com pessoas de todas as idades”, esclareceu Claudia.

  • Inscreva-se no Ofertas e receba as melhores promoções da internet diretamente no seu celular!

Protagonismo negro é celebrado entre elenco

Outro ponto de destaque da novela – falado muito durante suas duas coletivas de imprensa, realizadas nesse mês de setembro – é o protagonismo jovem e preto da trama, que surge acompanhado por um elenco também muito representativo de cores e origens.

“É um momento de muita beleza, mas também de muita responsabilidade e de certificação de uma coisa que vem sendo construída há longo prazo”, pontuou Jéssica Ellen. “Pela primeira vez na história da TV Globo, teremos três novelas com três mulheres negras protagonistas: a Gabz na novela das 21h (Mania de Você), eu na novela das 19h com todo esse elenco maravilhoso, e a Duda Santos na nova novela das 18h (Garota do Momento).”

Jão, par romântico de Madá, foi criado pela mãe Neuza (imagem: Divulgação/TV Globo)

A diversidade da trama, inclusive, é motivo de celebração para todo o elenco, que conta ainda com personagens nortistas, como Sidney, vivido por Adanilo, e sulistas, como o Jayme, de Juliano Cazarré.

São os rostos negros da trama, no entanto, que ganham pluralidade na história, sejam entre os personagens dos núcleos mais pobres ou mais abastados da novela.

“Eu sou muito rico nessa novela. A negrada sendo rica!”, comemorou Aílton Graça. “Toda vez que eu entro na minha casa e vejo que ela toma quase o estúdio inteiro… O escritório da Aviação Formosa é enorme, eu amo andar por ele e pela casa. Quando eu vejo os nossos talheres, eu olho e falo, ‘eu sou muito rico’”, disse às gargalhadas.

Volta Por Cima estreia na TV Globo na próxima segunda-feira (30), às 19h.

Leia mais matérias no ItechNews .