O astrônomo amador Felix Schöfbänker capturou imagens de alguns objetos estranhos no céu, que podem muito bem ser espaçonaves secretas do governo dos Estados Unidos. Schöfbänker observou os objetos misteriosos na Áustria usando um telescópio projetado especialmente para monitorar e fotografar satélites. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Avião espacial secreto da China lança objeto misterioso após 90 dias em órbita

Em entrevista ao , Felix comentou que trabalha com um telescópio Dobsonian motorizado, e observa estes objetos simplesmente porque os acha interessantes. “Estes satélites são monitorados por um grupo de rastreadores amadores e que o fazem por hobby, é assim que eu pego meus dados orbitais”, explicou. 

Ele acrescentou que, com estes dados em mãos, consegue se planejar e prever que tipo de satélite vai estar visível em determinado momento. Foi assim que ele flagrou nos últimos meses o que parecem ser satélites espiões e, claro, sigilosos. “Minhas imagens certamente revelaram algumas coisas que ou não eram conhecidas, ou eram apenas especuladas”, declarou ele ao Space.com.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

É que as imagens parecem mostrar alguns dos satélites (Future Imagery Architecture) FIA-Radars, ou Topaz. Eles são satélites de espionagem do Escritório Nacional de Reconhecimento dos Estados Unidos (NRO) e têm radares de abertura sintética, que permitem a captura de imagens através das nuvens seja dia, seja noite.

Uma das espaçonaves secretas flagradas por Schöfbänker (Imagem: Cortesia/Felix Schöfbänker)

Para Schöfbänker, os satélites podem ser operados por alguma agência secreta do Departamento de Defesa norte-americano para monitorar terroristas, por exemplo.

“Com base em minhas imagens, concluí que esses satélites têm uma antena de malha parabólica com cerca de 12 metros de diâmetro e dois painéis solares com cerca de 10 metros de envergadura”, descreveu. O astrônomo amador identificou também a presença de um objeto brilhante entre os painéis solares, que talvez seja algum tipo de antena. 

Segundo ele, as antenas dos radares FIA podem ser apontadas para a direita ou esquerda em relação à órbita. “Observei esses satélites um total de 28 vezes até agora. Em apenas seis vezes a antena estava voltada para o lado esquerdo e 22 vezes para a direita”, comentou ele. 

Satélites espiões?

Ainda, Schöfbänker identificou o que devem ser satélites KH-11 Kennen, objetos lançados pela primeira vez em 1976. Eles os descreve como parecidos com o telescópio Hubble, com a diferença de que foram otimizados para realizar observações da Terra, ao invés do espaço. No momento, há quatro deles em órbita, cada um de uma geração diferente.

Imagem de um possível satélite Future Imagery Architecture (Imagem: Cortesia/Felix Schöfbänker)

Quando analisou em julho o que parecia ser outro satélite KH-11, Schöfbänker encontrou algo estranho. “Minha imagem mostra um design diferente, que não se parece com um KH-11 típico. Ela mostra um painel retangular grande, com quase 5 metros de comprimento. Outro fato que reforça minha ideia é a órbita estranha deste satélite”, recordou ele.

E, afinal, será que as observações de objetos tão sigilosos poderiam levantar algum tipo de preocupação das autoridades? Para Schöfbänker, este não deve ser o caso. “Não acho que a maioria dos países estaria muito preocupada com amadores como eu fazendo imagens de suas espaçonaves, já que a maioria dos grandes países tem seus próprios observatórios dedicados a esse tipo de imagem”, explicou ele. 

“Anatomia” do possível satélite FIA Radar (Imagem: Cortesia/Felix Schöfbänker)

Além disso, ele acrescenta que “considerando que há muito mais orçamento disponível para isso, é seguro dizer que eles têm imagens com qualidade muito superior à que eu consigo obter”.  

Leia mais matérias no ItechNews .