O Rock in Rio 2024 também foi palco de grandes conexões: foram registrados 610 TB de tráfego durante os sete dias de festival, realizado em meados de setembro. É o que mostra a soma dos levantamentos de rede na Cidade do Rock da Claro, TIM e Vivo compartilhados com o nesta terça-feira (24).

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • 5G no Rock In Rio é 3 vezes mais rápido que média da internet fixa do Brasil
  • Drones no Rock in Rio evitam correrias após shows e monitoram público

Os resultados são referentes aos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, datas que marcaram a edição que comemorou os 40 anos do Rock in Rio no Parque Olímpico, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ). Já as conexões foram realizadas por celulares com suporte à tecnologias como 4G e 5G.

O tráfego contabiliza o uso da rede para publicar fotos e vídeos em redes sociais, como Instagram e TikTok, manter conversas pelo WhatsApp, entre outras aplicações. Quanto maior o indicador, mais dados foram utilizados pelos clientes com seus dispositivos móveis.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Além disso, para fins de comparação, cada 1 TB equivale a cerca oito celulares com 128 GB de espaço e a quantia é capaz de armazenar aproximadamente 850 mil fotos feitas com uma câmera de 12 megapixels. Já o jogo GTA V para Xbox Series X|S pesa quase 100 GB.

Mais de 600 TB de tráfego no Rock in Rio 2024

Segundo a Claro, foram trafegados 265 TB desde a abertura dos portões até a finalização total do evento. Desse montante, mais da metade foi cursada em 5G, volume mais de 130% acima da edição anterior, realizada em 2022.

“Desmembrando por final de semana, foram 96 TB na primeira semana e 168 TB na última parte; com mais de 230 mil usuários distintos acessando a rede da Claro com excelente experiência”, informa a companhia à reportagem. “Prova disso é que os clientes Claro tiveram uma média de velocidade no 5G acima de 370 Mb/s, com testes de velocidade máxima que passaram de 1 Gb/s na quinta geração.”

Já a TIM acumulou 185 TB de dados, o que equivale a um aumento de 40% em relação ao Rock in Rio de 2022. A operadora, no entanto, não divulgou o pico de velocidade em sua rede nos sete dias de evento.

O maior consumo nos sete dias ocorreu durante o show do Ne-Yo, no dia 22, que registrou 1,3 TB de tráfego. Na sequência, vem a apresentação de Akon, realizada no mesmo dia, e de Kate Perry, no dia 20, ambos com 1,2 TB de dados.

Enquanto isso, a Vivo informa que houve um tráfego de mais de 160 TB durante o festival através da rede móvel da operadora. 

“Os clientes Vivo puderem experimentar uma rede 5G com taxas de pico acima de 2 Gb/s ao agregar o espectro de 2,3 GHz, que é um dos nossos diferenciais no Rio de Janeiro e também velocidades acima de 1,3 Gb/s somente com o 3,5 GHz, que é a principal faixa de espectro utilizado na tecnologia 5G”, explica a operadora em nota ao .

Ainda segundo a empresa, as médias de velocidade do 5G permaneceram acima da casa dos 600 Mb/s, inclusive nos momentos de pico de demanda.

Confira outras matérias do :

  • Trailer de Super Mario Party Jamboree revela modos e minijogos
  • Mark Zuckerberg é a terceira pessoa do mundo com fortuna de US$ 200 bi
  • Emilia Pérez celebra prêmio em Cannes com novo trailer

VÍDEO: Qual a DIFERENÇA entre as redes 4G e 5G?

 

Leia mais matérias no ItechNews .