Antes mesmo da estreia do Snapdragon 8 Gen 4, marcada para o final de outubro, um suposto vazamento em códigos da Xiaomi mostra o que poderia ser o Snapdragon 8s Gen 4. Possível versão mais simples do chip premium da Qualcomm, a novidade foi vista pelo portal Gizmochina, e pode ser o chip escolhido pela gigante chinesa para equipar o inédito Redmi Turbo 4, também encontrado recentemente no banco de dados do IMEI.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • MediaTek Dimensity 9400 tem estreia confirmada para outubro

Na imagem obtida pelo site, a plataforma aparece identificada pelo código SM8735, sem um nome comercial definido. Considerando que o Snapdragon 8s Gen 3 é associado ao código SM8635, especula-se que o novo número seja associado a um eventual Snapdragon 8s Gen 4. Não há qualquer informação conhecida do chip, mas observar a geração anterior pode nos dar uma ideia do que esperar.

Lançado em março deste ano, o Snapdragon 8s Gen 3 chegou como uma versão simplificada do 8 Gen 3, mantendo a arquitetura mais moderna, mas apostando em uma CPU menos robusta, processamento gráfico reduzido e frequências de operação mais baixas. Na prática, o componente atingiu um nível de desempenho similar ao do Snapdragon 8 Gen 2, mas proporcionando melhor eficiência energética e, mais importante, preços mais acessíveis.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

É difícil dizer se o 8s Gen 4 manterá essa estratégia, ou se seguirá um caminho diferente — a Qualcomm poderia utilizar núcleos ARM comuns na novidade, guardando o núcleo proprietário Oryon para o 8 Gen 4 tradicional, por exemplo. O único ponto certo no momento é que, caso realmente seja lançado, o suposto chip servirá como uma alternativa para reduzir os custos dos smartphones, que devem sofrer com aumentos drásticos do 8 Gen 4.

Fontes do Gizmochina divulgaram uma imagem de códigos da HyperOS da Xiaomi com menção ao chip “SM8735”, esperado para chegar como o Snapdragon 8s Gen 4 (Imagem: Gizmochina)

O ponto mais intrigante do vazamento é que a solução era esperada para estrear apenas em 2025, o que torna a aparição antecipada um indício de que o anúncio da novidade pode acontecer antes do esperado. Há uma possibilidade remota de o vermos já em outubro, durante o Snapdragon Summit, oferecido exatamente como uma forma de amenizar os gastos com a variante mais premium, mas tudo não passa de especulação no momento.

Como destaca o Gizmochina, considerando a presença do 8s Gen 3 no Redmi Turbo 3 (lançado globalmente como Xiaomi CIVI 4 Pro), as expectativas é que vejamos o eventual Redmi Turbo 4 (possivelmente Xiaomi CIVI 5 Pro no mercado global) empregar o Snapdragon 8s Gen 4.

Também não há informações sobre o celular no momento, mas menções ao aparelho foram encontradas no banco de dados do IMEI. Assim sendo, o dispositivo pode estar em um estágio mais avançado de desenvolvimento, o que poderia justificar ainda o “SM8735” inserido nos códigos da interface HyperOS da Xiaomi.

Um dos possíveis primeiros celulares a utilizar o Snapdragon 8s Gen 4, o Redmi Turbo 4 (que pode estrear globalmente como Xiaomi CIVI 5 Pro) já passou pelo cadastro do IMEI (Imagem: Gizmochina)

Mais detalhes sobre o chip e o smartphone devem ser divulgados nas próximas semanas, e há chances de vermos alguma menção à dupla no Snapdragon Summit, marcado para começar em 21 de outubro.

Leia mais matérias no ItechNews .