Apelidado de “Tesla brasileiro”, pelo projeto inicial de carro elétrico, agora transformado em híbrido flex, o sedan Lecar 459 Hybrid está cobrando R$ 1.300 dos interessados em comprá-lo. O preço final, porém, é de R$ 147.900, valor listado como “promocional” pela startup.

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Tela para reserva do Lecar 459 Hybrid, que promete chegar apenas em 2026 (Captura de tela: Eugenio Augusto Brito/)

Quem navega pelo site da Lecar encontra alguns esboços de carro e fábrica, entre outras informações esparsas sobre o projeto, que prevê 1.000 quilômetros de autonomia com bateria e tanque cheios, 10 anos de garantia para a parte elétrica do sistema híbrido, além de 3 anos para garantia geral do carro.

Mas, ao clicar em lista de espera, o potencial cliente é levada para uma tela de cadastro que pede nome, endereço, dados de contato e data de nascimento. Em seguida, uma tela de cobrança pede dados de cartão de crédito para fazer a reserva no valor de R$ 1.300. Tudo sob o lema “Orgulho de ser brasileiro”.


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Essa fila de espera só deve começar a andar em agosto de 2026, data indicada no próprio site para início da produção do Lecar 549.

Lecar vai usar motor flex do Kardian e motor elétrico WEG (Foto: Paulo Amaral/)

Motor de Renault Kardian

No começo de setembro, um comunicado da Horse, joint-venture entre a francesa Renault e a chinesa Geely, revelou parceria para fornecimento de 12 mil unidades do motor HR10 para a Lecar por ano.

Com isso, o Lecar 459 será um Extended Range Electric Vehicle (EREV). Ou seja, o motor a combustão não movimenta as rodas, apenas gera energia para carregar a bateria que abastece o motor elétrico.

Este HR10 é uma variante do motor 1.0 turboflex, de 3 cilindros, produzido em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), e utilizado no Renault Kardian. No caso da Renault, ele gera 122 cv e 22,4 kgfm de torque.

Esboço prevê um sedã em linha com modelos de Tesla e BYD, mas teste real mostra outra coisa (Imagem: Divulgação/Lecar)

Autonomia de 1.000 km

Já para o Lecar, temos um par menos eficiente anunciado: são 85 kW ou 115 cv, com torque equivalente a 20,5 kgfm. Além do motor a combustão, há ainda o gerador elétrico da brasileira WEG, que promete elevar a potência total a 163 cv.

Com esse conjunto e seguindo os planos já divulgados da Lecar, o 459 Hybrid prevê uma autonomia superior a 1.000 km.

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Carinha de Tata Nano

O Lecar também teve unidade de testes avistada em Barueri, na Grande São Paulo (SP), utilizando placa Mercosul de homologação (com letras verdes).

Na cor azul, com bancos esportivos e volante similar ao de modelos Tesla e Lexus, do tipo yoke (com base achatada e topo reduzido), o protótipo não traz o visual avançado das imagens renderizadas do site oficial.

Mais fiel aos esboços iniciais, o modelo avistado parece ter herdado o design de modelos do final dos anos 1990. De fato, a frente lembra o indiano Tata Nano, com uma espécie de grade frontal sorridente e faróis em parábola com três faróis destacados.

Já a traseira remete a modelos como Ford Fiesta Sedan e Renault Symbol

Projeto brasileiro

O Lecar 459 Hybrid é um projeto de Flávio Figueiredo Assis, empresário dono da marca, que ganhou o apelido de Elon Musk brasileiro em alusão ao bilionário dono da Tesla, referência em carros elétricos em todo o mundo, anunciou que mudou de ideia após uma “última análise” sobre as condições do mercado nacional para os carros elétricos puros, ou BEVs.

Em comunicado oficial distribuído à imprensa, o CEO da Lecar alegou que a infraestrutura necessária para dar conta de uma frota de carros elétricos ainda é precária no Brasil e que os investimentos para ter uma rede própria de eletropostos, no momento, são inviáveis.

O empresário prometeu que a Lecar terá “o primeiro carro elétrico sem tomada do mundo”. Segundo Flávio Figueiredo, o vindouro híbrido flex da Lecar terá condições de rodar até 1.000 quilômetros com apenas 30 litros de etanol no tanque, graças à ajuda da eletrificação para tracionar as rodas.

Lecar Model 459
Lecar Model 459 (Divulgação/Lecar)
Lecar Model 459
Lecar Model 459 (Divulgação/Lecar)
Lecar Model 459
Lecar Model 459 (Divulgação/Lecar)
Lecar Model 459
Lecar Model 459 (Divulgação/Lecar)
Lecar Model 459
Lecar Model 459 (Divulgação/Lecar)
Lecar Model 459
Lecar Model 459 (Divulgação/Lecar)

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