O que antes era tratado como rumor, agora é tido como certo nos bastidores da indústria: a NVIDIA vai apresentar as novas placas de vídeo GeForce RTX 5090 e 5080 em janeiro, durante a CES 2025. A informação foi dada pelo Benchlife e tem sido tratada como certeza por veículos especializados.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Entenda a nomenclatura das placas de vídeo Nvidia GeForce
  • Quanto você deve gastar em uma placa de vídeo?

O portal japonês reiterou o vazamento recente do leaker Kopite7kimi e confirmou que as novas GPUs do Time Verde chegarão para assumir o posto de placas de vídeo mais potentes do mundo para games. Mais do que isso, ele liberou alguns detalhes dos componentes que até então eram inéditos.

Rumor do famoso leaker kopite7kimi foi confirmado pelo Benchlife nesta semana (Imagem: Reprodução/X, kopite7kimi)

Quando as GeForce RTX 5090 e 5080 serão lançadas?

Há bastante tempo que se discute quando a NVIDIA vai anunciar sua nova família de placas de vídeo. Originalmente, falava-se que elas poderiam dar as caras durante a Computex 2024, mas isso acabou não acontecendo.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Agora, é tido como certo que as duas placas topo de linha da série RTX 50 farão sua primeira aparição na CES 2025, que acontece em Las Vegas de 7 a 10 de janeiro. Segundo o Benchlife, RTX 5090 e RTX 5080 chegarão ao mercado ao mesmo tempo para atender o público entusiasta e abrir caminho para modelos intermediários e mainstream.

Também é possível que a companhia aproveite a oportunidade para anunciar o lineup de GPUs RTX 50 para notebooks. Porém, isso tem sido tratado desta forma, apenas como uma possibilidade.

A “aposta” do Benchlife está alinhada com o cronograma habitual de lançamentos da NVIDIA. Recentemente surgiu a notícia de que a companhia teria entrado em fase final de desenvolvimento das placas e finalizado seu design. Quando os produtos chegam a essa fase, normalmente são necessários 2 meses para eles estarem totalmente prontos.

GeForce RTX 5090 deve inaugurar nova geração de placas de vídeo da NVIDIA ao lado da RTX 5080 (Imagem: Reprodução/overclock3d)

Isso significa que as RTX 5090 e 5080 estariam totalmente prontas até novembro, no máximo início de dezembro — um mês antes da apresentação oficial na CES. Se a previsão se confirmar, a expectativa é que as placas cheguem às lojas já no mês seguinte, em fevereiro.

Como serão as novas GPUs GeForce RTX 50?

As GPUs inaugurarão um novo design que mudará o PCB, o sistema de refrigeração e o fornecimento de energia. A GeForce RTX 5090 é a que mais deve mudar, estreando um fator de forma bem particular que reunirá 3 PCBs individuais contendo partes diferentes da placa de vídeo.

Ao que tudo indica, o PCB principal abrigará o chip da GPU e 16 módulos de memória GDDR7 — cada um com 3 GB de capacidade e velocidade entre 28 e 32 Gbps. Para o modelo topo de linha, então, teremos 32 GB de VRAM GDDR7 em interface de 512-bit e largura de banda de absurdos 2 TB/s — é a placa de vídeo voltada para o público consumidor com mais VRAM na história.

GeForce RTX 5090 deve inaugurar design desagregado, com 3 PCBs individuais contendo componentes distintos da placa de vídeo (Imagem: Reprodução/WCCFTECH)

Os modelos Founders Edition também vão mudar, abandonando o visual que estamos vendo desde as GeForce RTX 30. Aqui, o que mais deve chamar a atenção é a solução de resfriamento com dois fans compactos na RTX 5090 — diferentemente das turbinas que vimos na RTX 4090 Founders Edition.

Sobre o visual em si, não há informações suficientes que ajudem a determinar como essas novas placas serão. O que se sabe é que elas serão, sim, diferentes das RTX 30 e RTX 40 Founders Edition.

Esquemas mostram 3 possíveis layouts das PCBs da RTX 5090 e posicionamento das duas fans de refrigeração (Imagem: Reprodução/WCCFTECH)

Alimentação de energia

Outro alvo constante de rumores, a alimentação das GeForce RTX 50 segue rendendo debates. Originalmente, a expectativa era de que a RTX 5090 viesse com dois conectores 12V-2×6, mas isso foi desmentido pelo Benchlife e confirmado pelo WCCFTECH.

Aos portais, fabricantes parceiras da NVIDIA garantiram que as placas Founders Edition e a grande maioria dos modelos chegarão às lojas com apenas um conector 12V-2×6. Isso, porém, não extingue modelos voltados para entusiastas e overclockers, que virão, estes sim, com dois conectores de alimentação — assim como já acontece atualmente com as RTX 4090.

Na prática, isso significa que os TDPs de 600W e 400W alardeados para a RTX 5090 e 5080, respectivamente, têm grandes chances de serem inferiores.

Placas GeForce RTX 50 devem exigir, em sua maioria, apenas um conector 12V-2×6 (Foto: Reprodução/Seasonic)

Suporte a PCIe 5.0 e DisplayPort 2.1a

Além das mudanças de design e visual, as novas RTX 50 vão inaugurar uma série de recursos inéditos às placas de vídeo gamer da NVIDIA. O mais alardeado deles é suporte ao padrão PCIe 5.0, praticamente inédito no mercado consumidor de GPUs.

Na prática, isso significa que os novos componentes chegarão com o dobro de velocidade em relação aos modelos atuais, que ainda empregam o padrão PCIe 4.0. No dia a dia, devemos ver melhorias consideráveis no desempenho em fluxos de trabalho que demandam mais poder computacional, como modelagem e renderização 3D, edição de vídeo e, principalmente, inteligência artificial.

Por fim, as novas placas de vídeo da NVIDIA chegarão compatíveis com DisplayPort 2.1a, padrão de imagem que suporta taxas de transferência de até 80 Gbps — o dobro do badalado HDMI 2.1. Na prática, isso significa que elas funcionarão até com monitores HDR 16K de 60 Hz e taxas de atualizações insanas em resoluções mais baixas.

  • PCIe 7.0 tem especificações e data de lançamento revelados
  • Tipos de DisplayPort | Conheça as versões e qual cabo escolher
  • DisplayPort ou HDMI | Qual delas usar e em qual situação?

O que esperar das novas GeForce RTX 50?

Com a estreia simultânea das novas GeForce RTX 5090 e 5080 na CES 2025, a NVIDIA deixa claro que seguirá na vanguarda do PC gaming, trazendo para si a responsabilidade de atender o público entusiasta, sedento por alto desempenho.

Assim, enquanto a concorrência “jogou a toalha” e vai concentrar seus esforços no segmento mainstream, o Time Verde tem tudo para seguir como referência em placas de vídeo, mais uma vez liderando o setor e colocando lá no alto a barra de performance.

Leia mais matérias no ItechNews .