O Google adotou medidas mais restritivas contra empresas que publicam avaliações falsas no Maps. Após atualização nas regras, a plataforma diz que pode limitar ou bloquear novas opiniões no perfil da empresa, além de inserir um aviso para sinalizar que aquele estabelecimento recorreu aos fakes para aumentar a nota. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Google Earth vai trazer imagens aéreas de até 80 anos atrás

De acordo com o site Search Engine Roundtable, as regras foram atualizadas em todo o mundo durante o mês de setembro, mas a Gigante de Mountain View já aplicava os termos anteriormente no Reino Unido. A página de suporte para perfis empresariais diz que “avaliações e notas podem ajudar os consumidores a escolher uma empresa que atenda às necessidades deles”, e por isso o Google leva a sério “avaliações e notas falsas e/ou incentivadas” sobre estes locais.

A desenvolvedora do Maps não informa quais mecanismos usa para identificar análises falsas, mas reforça que pode restringir o perfil da empresa e remover as avaliações se identificar que houve uma violação da política contra engajamento falso no app. Nesses casos, o proprietário da página é notificado antes da restrição e pode contestar a decisão ao entrar em contato com a equipe de suporte.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O Google tenta fechar o cerco contra locais que usam perfis falsos para fazer avaliações ou pedem para que outras pessoas deem notas altas em troca de brindes e compensações financeiras — a prática ocorre porque uma nota mais alta pode destacar a empresa na busca. Segundo a política de engajamento falso da plataforma, “as contribuições feitas no Google Maps devem refletir uma experiência autêntica em um lugar ou empresa”.

O usuário britânico Mike Blumenthal postou um print de uma página que sofreu a punição do Maps no site Local Search Forum. Nele, é possível ver o aviso “Avaliações falsas suspeitas foram recentemente removidas deste local”.

Maps pode remover novos comentários e sinalizar que uma empresa pode ter enviado avaliações falsas (Imagem: Reprodução/Mike Blumenthal/Local Search Forum)

Como relatar ao Maps que uma empresa fechou

Caso você encontre um estabelecimento que já fechou ou mudou de endereço no Google Maps, é possível informar a desenvolvedora do aplicativo para que as mudanças sejam aplicadas na página da empresa. O procedimento pode ser feito via PC ou celular — confira o passo a passo.

LEIA TAMBÉM:

  • IA do Gemini vai sugerir respostas do Gmail com base no contexto da conversa
  • iPhone 16 Pro custa 69 dias de trabalho no Brasil, aponta relatório
  • Meta vai usar IA para dublar vídeos dos Reels em outros idiomas

VÍDEO: VIAGEM NO TEMPO COM O GOOGLE MAPS | Curiosidades

 

Leia mais matérias no ItechNews .