OEM, sigla para Original Equipment Manufacturer (Fabricante de Equipamento Original, em tradução livre), define fabricantes que montam e desenvolvem produtos para outras empresas. O termo é geralmente conferido a itens com valores mais acessíveis e que acompanham computadores recém-comprados, por exemplo.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Como baixar, instalar e ativar o Windows 10 | Guia Prático
  • 10 truques que todo usuário de Mac precisa sabe

O que são produtos OEM?

Produtos OEM são fabricados para grandes empresas e não são destinados ao consumidor final. A título de exemplo, um fornecedor que produz peças eletrônicas pode vendê-las a um comprador que fabrica notebook.

Na sua grande maioria, esses produtos possuem um custo inferior aos encontrados nas lojas, voltados para o consumidor individual.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

No quesito hardware, os produtos OEM possuem as mesmas funcionalidades e performance do que os itens convencionais do varejo. Discos rígidos, memórias RAM e placas de vídeo são as peças mais oferecidas para a venda.

Na compra de softwares OEM, a performance também é a mesma comparada com o produtos regulares. Porém, o comprador recebe apenas um papel com um link para download e a chave de licença do produto, por exemplo. Além disso, essa licença não pode ser usada em outro computador.

OEM no Windows e outros programas

Hardwares e softwares OEM são feitos para a distribuição por empresas que desenvolvem computadores e outros eletrônicos, por exemplo. Assim, programas como o Windows contam com uma licença para ser distribuída a fabricantes e vendida junto a um computador novo.

Homem mexendo em computador com sistema Windows (Imagem: Windows/Unsplash)
Compradores individuais também podem adquirir produtos OEM, mas precisam estar atentos aos detalhes desses itens (Imagem: Windows/Unsplash)

É por isso que, ao comprar um notebook com o Windows 11, por exemplo, o consumidor recebe apenas o código de ativação, sem caixas especiais. O mesmo é válido para programas pré-instalados nos computadores, que, no geral, também têm a licença atrelada ao dispositivo.

Por que os produtos OEM são mais baratos?

Embalagens simples e pouco investimento por parte dos compradores são fatores importantes.

Os itens OEM têm redução nos custos de produção que podem chegar até 50%, isso porque a empresa contratante não precisa investir em mão de obra e infraestrutura para fabricar os produtos. O volume de produção em larga escala pelo fabricante permite a obtenção de preços mais competitivos.

Outra característica dos produtos OEM, é a entrega genérica dos hardwares e softwares, assim, eles vêem em caixas ou embrulhos básicos, sem a apresentação em caixas personalizadas como a versão BOX. Eles são distribuídos dessa forma porque não são feitos para ficarem em prateleiras de lojas.

Comprar produtos OEM é legal?

Sim, é seguro e legal comprar produtos OEM. Porém é preciso estar atento a alguns detalhes.

O consumidor que compra um produto OEM, tem que ficar atento à ausência da garantia tradicional do varejo. Para esses itens, vale a garantia legal de 90 dias prevista no código de defesa do consumidor, disse o advogado Alan Kim Yokoyama, sócio De Vivo, Castro, Cunha e Whitaker Advogados, especialista em Direito das Relações de Consumo ao .

Veja outras matérias do :

  • Como ativar o som espacial no Windows 10 | Guia Prático
  • Qual é o sistema operacional de PC mais usado do mundo?
  • Como bloquear convites para grupos do Jogo do Tigre no WhatsApp

Vídeo: Seu PC está LENTO e DEMORANDO para ligar? Tente isso com seu computador (ou) notebook

 

Leia mais matérias no ItechNews .