A Raspberry Pi uniu forças com a Sony para lançar um módulo de câmera que, muito mais do gerar fotos ou vídeos, combina informação visual com funções de inteligência artificial (IA). A Raspberry Pi AI Camera, como é chamada, é compatível com todas as placas Raspberry Pi.
O novo módulo conta com um sensor Sony IMX500 Intelligent Vision Sensor de 12 megapixels. Ele é capaz de trabalhar com filmagens em resoluções como 4056×3040 pixels sob 10 quadros por segundo (fps) e 2028×1520 pixels sob 30 fps.
O sensor faz par com um microcontrolador RP2040 que, por sua vez, é complementado com 16 MB de memória flash.
Esse conjunto é interessante porque o sensor tem uma espécie de NPU própria. Já o RP2040 lida com tarefas baseadas em redes neurais, cujos modelos são armazenados temporariamente pela memória flash.
Com essa combinação, as imagens capturadas podem ser processadas por meio de aplicações de IA sem que o Raspberry Pi ao qual o módulo está conectado tenha que se dedicar integralmente a essa tarefa.
Quais aplicações são essas? Normalmente, esse tipo de dispositivo é implementado em sistemas corporativos ou industriais. A câmera pode ser usada por uma fábrica para identificar quando o estoque de certos componentes está baixo e, assim, solicitar reposição, por exemplo. Ou então para auxiliar no sistema de vigilância de lojas.
As possibilidades são numerosas. No vídeo abaixo, a Raspberry Pi mostra uma demonstração de detecção de objetos:
Preço do Raspberry Pi AI Camera
A Raspberry Pi AI Camera foi anunciada nesta segunda-feira (30) e já está disponível para venda. O preço oficial é de US$ 70. É um valor expressivo. Mas é importante relembrarmos que o módulo combina um sensor Sony IMX500 com um microcontrolador RP2040 que, aliás, é o mesmo chip que equipa o Raspberry Pi Pico W.
Placas Raspberry Pi agora contam com um módulo que combina câmera com IA
You must be logged in to post a comment.