Foto de Amazon Echo com Alexa
Amazon Echo com Alexa pode conectar-se a smartphones e funcionar como caixa de som (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Um assistente virtual inteligente é um software que utiliza Inteligência Artificial para realizar tarefas e otimizar atividades do dia a dia. Esses modelos são projetados para interagir com os usuários de maneira natural por meio de comando de voz ou texto.

Para isso, os assistentes virtuais usam a tecnologia de Processamento de Linguagem Natural (NLP) para identificar os comandos dos usuários e executar as ações. Então, os algoritmos de Machine Learning ajudam os modelos a aprenderem a cada interação e oferecer experiências mais personalizadas.

Há diferentes tipos de assistentes virtuais, como a Alexa da Amazon, Siri da Apple e o Google Assistente. A expectativa é que, no futuro, esses modelos tenham maior integração com IA generativa e possam promover ações mais complexas e ter conversas ainda mais naturais.

A seguir, saiba mais detalhes sobre os assistentes virtuais, seu funcionamento e outros detalhes.

Índice

  • O que são assistentes virtuais inteligentes?
  • Para que servem os assistentes virtuais?
  • Como funcionam os assistentes virtuais inteligentes?
  • Quais são os tipos de assistentes virtuais inteligentes?
  • Quais são as vantagens dos assistentes virtuais inteligentes?
  • Quais são as desvantagens dos assistentes virtuais inteligentes?
  • Qual é o futuro dos assistentes virtuais inteligentes?
  • Qual é a diferença entre assistentes virtuais e chatbots?
  • É seguro ter um assistente virtual inteligente em casa?
    • Os assistentes virtuais inteligentes gravam minhas conversas?
  • É possível usar os assistentes virtuais sem internet?
  • Posso automatizar minha casa usando os assistentes virtuais inteligentes?

O que são assistentes virtuais inteligentes?

Um assistente virtual inteligente é um aplicativo que usa Inteligência Artificial para simular conversas e realizar tarefas. Usando algoritmos de Processamento de Linguagem Natural e Machine Learning, esses modelos interpretam comandos de voz ou texto dos usuários e executam as ações.

Assim, um assistente virtual pode estar presente em um smartphone ou um dispositivo inteligente para responder perguntas ou ajudar a realizar diferentes atividades. Bem como, o modelo contribui com a automação de tarefas e no gerenciamento de uma casa inteligente.

Para que servem os assistentes virtuais?

Os assistentes virtuais são ferramentas digitais que agilizam a rotina e otimizam processos em diversas áreas. No dia a dia, os modelos podem executar tarefas como tocar músicas, definir alarmes, responder a perguntas e controlar dispositivos de uma casa inteligente.

Os assistentes virtuais também são usados para automatizar tarefas do mundo corporativo, como atendimento ao cliente, agendamento de reuniões e gerenciamento de agendas. Eles ficam disponíveis 24 horas para oferecer suporte para clientes de diversos setores, como saúde, educação, finanças, e-commerce e hospitalidade.

Amazon Echo (Alexa) e Google Nest Audio (Google Assistente (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Google Nest e Amazon Echo são exemplos de dispositivos com assistentes virtuais inteligentes (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Como funcionam os assistentes virtuais inteligentes?

O funcionamento dos assistentes virtuais inteligentes é dividido em três etapas principais:

  • Compreensão da linguagem: o assistente usa o Processamento de Linguagem Natural (NLP), que é a capacidade de entender a linguagem humana, e o Reconhecimento de Voz para identificar as palavras-chave do seu comando;
  • Processamento da informação: o assistente busca informações relevantes no banco de dados a partir da solicitação. Então, o modelo usa algoritmos de Machine Learning para analisar milhões de exemplos e encontrar a melhor resposta para seu comando;
  • Execução da tarefa: com base nas informações encontradas, a Inteligência Artificial do assistente toma uma decisão e executa a tarefa que você solicitou.

Quais são os tipos de assistentes virtuais inteligentes?

Os assistentes virtuais inteligentes podem ser divididos em três categorias:

  • Baseados em texto: interagem por meio de texto escrito, usando técnicas de Processamento de Linguagem Natural para interpretar as solicitações e gerar respostas relevantes. Exemplos: chatbots integrados a sites ou aplicativos.
  • Baseados em voz: controlados por comandos de voz, como a Apple Siri e Amazon Alexa. Empregam a tecnologia de Reconhecimento de Voz ao Processamento de Linguagem Natural para interpretar os comandos e executar as ações;
  • Multimodais: combinam comandos de texto e voz, como o Google Assistente. Oferecem uma experiência mais completa, permitindo interações mais naturais conforme as necessidades do usuário no momento.
Google Assistente (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Google Assistente pode ouvir comandos de voz ou obdecer a instruções de texto (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Quais são as vantagens dos assistentes virtuais inteligentes?

Os assistentes virtuais inteligentes oferecem diversas vantagens para os usuários:

  • Produtividade: assistentes virtuais automatizam tarefas do dia a dia, como definir alarmes, enviar mensagens e controlar dispositivos inteligentes na casa;
  • Acesso rápido às informações: é possível obter informações sobre clima, notícias, resultados de jogos e outros temas com um simples comando de voz;
  • Experiência personalizada: os modelos usam o Machine Learning para aprender com suas interações frequentes, oferecendo sugestões personalizadas;
  • Integração com casas inteligentes: assistentes virtuais podem se conectar a dispositivos domésticos inteligentes, permitindo gerenciar os aparelhos por comando de voz ou aplicativos;
  • Acessibilidade: pessoas com deficiência visual ou motora podem interagir com a tecnologia por meio de comando de voz.

Quais são as desvantagens dos assistentes virtuais inteligentes?

Há alguns pontos vistos como desvantagens ao usar assistentes virtuais inteligentes:

  • Erros de interpretações: os assistentes virtuais podem ter dificuldades em entender perguntas ou comandos complexos com gírias, sotaques e linguagem ambígua;
  • Informações incorretas: os modelos podem fornecer informações erradas em algumas situações devido às limitações de suas bases de dados;
  • Dependência da internet: os assistentes precisam de uma conexão estável com a internet para funcionar. Sem conexão, eles ficam inutilizados;
  • Ativações acidentais: ruídos de fundo ou conversas próximas podem ser interpretados como comandos de ativação, levando a gravações de conversas privadas;
  • Privacidade: a coleta de grande quantidade de dados pessoais pelos assistentes levanta preocupações sobre o uso e armazenamento dessas informações.
Amazon Echo Dot de 3ª geração (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Assistentes virtuais ainda causam preocupações em relação a privacidade (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Qual é o futuro dos assistentes virtuais inteligentes?

Os assistentes virtuais devem continuar evoluindo junto à tecnologia de Processamento de Linguagem Natural. A expectativa é que os modelos tenham maior capacidade para interpretar comandos complexos, reduzindo os erros ao executar as tarefas.

Além disso, o avanço da IA preditiva pode tornar as experiências ainda mais personalizadas. Em vez de aguardar por comandos, os assistentes poderão antecipar as preferências dos usuários e oferecer recomendações proativamente.

Já a integração com a IA generativa, como o ChatGPT e Gemini, proporcionará aos assistentes a capacidade de gerar textos mais naturais, tornando as conversas mais humanizadas. Algo que pode ser visto no Apple Intelligence e outros modelos, por exemplo.

Contudo, a evolução rápida da IA e dos assistentes virtuais levanta questões importantes sobre privacidade. Indo além do viés algorítmico e da crescente dependência da tecnologia, há discussões sobre as práticas éticas e regulamentação da tecnologia.

Apple Intelligence está embarcada de fábrica no iPhone 16 (Imagem: Reprodução/Vitor Pádua)
Apple Intelligence está embarcada de fábrica no iPhone 16 (Imagem: Reprodução/Vitor Pádua)

Qual é a diferença entre assistentes virtuais e chatbots?

Os assistentes virtuais usam tecnologias avançadas de Processo de Linguagem Natural e Machine Learning, permitindo que aprendam e se adaptem ao longo do tempo. A Inteligência Artificial torna os modelos capazes de realizar tarefas complexas, além de criar interações mais naturais e personalizadas com os usuários.

Os chatbots, por sua vez, seguem regras predefinidas e usam bancos de dados para responder a perguntas a partir de palavras-chave. Suas interações são mais limitadas e focadas em tarefas específicas. Embora otimize vários processos, os modelos podem ter dificuldades em lidar com perguntas complexas ou situações fora do script.

Entretanto, vale dizer que já existem chatbots com IA generativa, que conseguem atuar de forma semelhante aos assistentes virtuais. Esses modelos são capazes de criar interações mais profundas e personalizadas conforme a sua base de dados.

É seguro ter um assistente virtual inteligente em casa?

Sim, é seguro ter um assistente virtual em casa, mas é preciso tomar algumas precauções. Embora as informações trocadas sejam criptografadas, esses dispositivos estão conectados à internet e, como qualquer outro aparelho, são vulneráveis a ataques cibernéticos.

Hackers podem explorar vulnerabilidades para acessar dados pessoais, escutar conversas ou controlar os dispositivos da casa. Para a sua proteção, é essencial manter os softwares dos aparelhos atualizados, usar redes Wi-Fi seguras e monitorar as atividades do seu assistente.

Google Nest Audio (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Usar assistentes virtuais exige atenção e cuidado com as informações (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Os assistentes virtuais inteligentes gravam minhas conversas?

Não, os assistentes virtuais não gravam suas conversas o tempo todo. Os modelos são programados para iniciar a gravação somente quando você usa a palavra de ativação – como “OK Google”, “Alexa” ou “Siri” – ou um comando físico, como pressionar um botão.

Além de levantar questões importantes sobre privacidade, a gravação constante consumiria muita energia e dados. As empresas por trás dos assistentes armazenam as gravações por um período limitado e oferecem ferramentas para você acessar e excluir os arquivos.

Os assistentes virtuais inteligentes podem ser hackeados para gravar minhas conversas?

Sim, cibercriminosos podem invadir os sistemas de assistentes virtuais para monitorar suas conversas. Isso pode ocorrer por meio de diversas técnicas, como a exploração de vulnerabilidades, interceptação de dados ou engenharia social.

Para se proteger, é fundamental manter o software dos dispositivos conectados aos assistentes sempre atualizados. Bem como, tenha senhas fortes, use autenticação de dois fatores em suas contas e limite as permissões do assistente.

Dá para desativar a escuta contínua dos assistentes virtuais?

Sim, é possível desativar a escuta contínua dos assistentes virtuais. A maioria dos dispositivos oferece um botão físico ou uma opção nas configurações de privacidade para desabilitar a funcionalidade.

Quando você desativa essa função, o assistente não vai “ouvir” seus comandos por voz a todo momento. Entretanto, alguns recursos podem ser limitados durante esse período.

É possível usar os assistentes virtuais sem internet?

Não, os assistentes virtuais precisam estar conectados à internet para funcionar. Isso ocorre porque os dispositivos dependem de servidores na nuvem para processar as informações e realizar as ações.

Posso automatizar minha casa usando os assistentes virtuais inteligentes?

Sim, você pode transformar sua casa em um espaço inteligente com ajuda de assistentes virtuais como Alexa da Amazon, Siri da Apple e Bixby da Samsung. Conheça alguns exemplos de automação:

  • Iluminação: ajuste a intensidade das luzes, crie ambientes personalizados e programe a iluminação para se adaptar aos diferentes momentos do dia;
  • Segurança: monitore sua casa remotamente por meio de câmeras, receba alertas em caso de movimento e controle o acesso a portas e portões com fechaduras inteligentes;
  • Eletrodomésticos: ligue e desligue eletrodomésticos, ajuste a temperatura da sua geladeira ou ar-condicionado usando comandos de voz;
  • Entretenimento: peça para reproduzir suas músicas e podcasts, controle sua TV e faça chamadas para seus amigos e familiares;
  • Rotinas: crie rotinas personalizadas para automatizar tarefas do dia a dia, como usar o comando “Boa noite” para desligar as luzes de todos os cômodos.

Assistentes virtuais inteligentes: como funcionam e qual é o futuro dessa tecnologia?