O Google começou a testar um selo de verificação para autenticar sites oficiais de empresas na busca. O ícone visual lembra os selos usados nas redes sociais e foi liberado de forma experimental para um grupo seleto de testadores em inglês, de acordo com o site The Verge.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Google vai usar IA para organizar resultados na busca

A matéria original indica que o selo já apareceu em pesquisas por Amazon, Apple, Epic Games, HP, Meta e Microsoft, entre outras. Ao clicar sobre o ícone, o buscador sinaliza que aquele site realmente pertence à respectiva empresa.

A porta-voz de assuntos públicos do Google, Molly Shaheen, explica que a ferramenta é uma forma de ajudar consumidores a identificar empresas confiáveis online. “Atualmente estamos rodando um pequeno experimento que mostra selos de verificação ao lado de certas empresas no Google”, completa.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Para criar o selo, o buscador considera informações como verificação do site, dados registrados na plataforma Merchant Center e avaliações de usuários. O entrou em contato com o Google Brasil para descobrir se o teste também é feito por aqui, mas ainda não teve retorno.

Busca do Google pode mostrar selo de verificação em sites de empresas (Imagem: Reprodução/Jay Peters/The Verge)

Para criar o selo, o buscador considera informações como a verificação do site, dados registrados na plataforma Merchant Center e avaliações de usuários. O entrou em contato com o Google Brasil para descobrir se o teste também é feito por aqui, mas ainda não teve retorno.

O recurso pode ser uma alternativa para evitar fraudes em compras online, como tentativas de phishing. É comum que golpistas usem a identidade de marcas famosas e criem sites falsos para tirar dinheiro ou obter informações sensíveis de vítimas. 

Gmail também usa selo para autenticar endereços

O Gmail também adota um selo de verificação a partir do padrão “Indicadores de Marca para Identificação de Mensagens” (BIMI, na sigla em inglês). Nesse caso, a empresa precisa seguir algumas regras, como verificar o domínio, para exibir a foto de perfil e o selo nos endereços de e-mail oficiais. 

Recentemente, a empresa anunciou a expansão do verificador azul na versão para Android e iOS do Gmail.

VÍDEO: A PRIMEIRA PESQUISA FEITA NO GOOGLE

 

LEIA TAMBÉM:

  • IA sempre foi a base do Google Workspace, diz líder da empresa no Brasil
  • YouTube Shorts libera vídeos de até três minutos
  • Aiqfome, app de delivery do Magalu, vai oferecer IA a restaurantes

Leia mais matérias no ItechNews .