O foguete Vulcan Centaur da United Launch Alliance (ULA) realizou um novo voo de testena sexta-feira (4). O lançamento ocorreu na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, marcando um passo importante para a certificação do foguete para missões de segurança nacional.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Blue Origin lançará novo foguete New Shepard da segunda (7)
  • Astronautas da Crew-9 chegam à ISS após anomalia em foguete

O primeiro voo do veículo ocorreu em janeiro, na missão Cert-1, que enviou o módulo lunar privado Peregrine para uma órbita de interceptação da Lua. No entanto, o Peregrine não conseguiu alcançar a superfície lunar devido a um vazamento de propelente.

Dessa vez, a ULA não enviou nenhuma carga útil de terceiros. O Cert-2 deveria ser o primeiro voo do Dream Chaser, o avião espacial robótico da empresa Sierra Space, mas o veículo privado não estava pronto a tempo para a decolagem.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Com isso, a ULA incluiu no foguete um “simulador de massa” inerte e um conjunto de instrumentos de monitoramento de foguetes. Isso significa que a ULA teve que arcar sozinha com os custos do lançamento.

 

O foguete cumpriu todas as etapas importantes, como a separação dos propulsores de sólidos (SRBs) e dos estágios. Houve uma explosão de material cerca de 39 segundos após a decolagem, causada por um bico defeituoso em um dos SRBs, sem maiores consequências.

A ULA a Força Espacial dos EUA analisarão os dados de voo do Cert-2 para dar continuidade ao processo de certificação. A empresa espera que isso seja feito em apenas algumas semanas.

Leia mais matérias no ItechNews .