Duas piscadas no farol alto para dar ou pedir passagem, buzinar rapidinho para agradecer ao motorista do caminhão mais lento, que encostou na subida de serra para deixar que veículos mais rápidos passem antes. Quem nunca utilizou ou presenciou o uso destas sinalizações informais de gentileza e agradecimento no trânsito? Pois um ator brasileiro gostaria que a prática fosse oficializada em carros de passeio, com uma luz especial.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Fusca: 5 curiosidades sobre um dos carros mais populares do Brasil
  • Kit baratinho pode transformar Fusca em carro elétrico

Marcos Winter posa ao lado da filha, a também atriz Ana Clara Winter, no interior de carro (Foto: Reprodução do Instagram)

Marcos Winter, ator paulistano de 58 anos, é mais conhecido por interpretações em novelas de televisão nos anos 1990 e 2000, como do personagem Jove, da novela Pantanal (Rede Manchete). Mas ele também bolou o que chama de “luz do obrigado”.

O ator falou recentemente sobre a luz do obrigado ao site Auto Esporte, mas já concedeu entrevistas para a TV Globo, o jornal O Globo, além de ter gravado por conta mini-documentários sobre o assunto, no começo dos anos 2000. A ideia é patentear a sinalização.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Até um acessório para carros eu já criei. Chama-se ‘Luz do Obrigado’. Seria usado no trânsito sempre que um motorista fosse educado com o outro, dando passagem, por exemplo. Então, a luz piscaria. Vamos gerar gentilezas no nosso dia-a-dia”, afirmou o ator em entrevista ao jornal O Globo, em 2008.

Fusca 1977 de Marcos Winter tem luz de obrigado instalada (Foto: Reprodução do Facebook/Blog Classic Magazine)

Formada por uma iluminação azul, instalada na vigia traseira do carro do ator, um Volkswagen Fusca 1977, a ideia de Winter é antiga, do começo dos anos 2000.

De lá para cá, o ator disse ter recebido apoio de integrantes da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), bem como de executivos da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

De toda forma, ainda não é apoio o bastante para convencer deputados, nem mesmo órgãos de trânsito, como Detrans estaduais e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), responsáveis pela fiscalização der segurança, ou mesmo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que define regras de trânsito no país, a oficializar a sinalização.

Fabricantes já pensaram em usar telas na frente de carros elétricos para dar recados, mas ideia nunca chegou às ruas (Imagem: Divulgação/Honda)

Fabricantes usam conceitos para dar recados

Embora sinais considerados não essenciais para o trânsito acabem não passando pelo crivo de legisladores, não só no Brasil, mas ao redor do mundo, fabricantes e pesquisadores trazem a ideia à tona de forma recorrente.

Recentemente, cientistas da Universidade da Carolina do Norte (EUA) patentearam quarta luz para semáforos, que poderá ser usada para manter o fluxo de carros comuns e autônomos, no futuro.

Em 2017, a Daimler (controladora da Mercede-Benz) apresentou o carro-conceito smart vision EQ fortwo, protótipo de elétrico que tinha um painel de LED no lugar da grade frontal.

Esse painel podia dar indicações a outros condutores, alertar pedestres sobre o movimento do carro ou mesmo mandar saudações no trânsito. Não ganhou vida até o momento, porém.

A mesma ideia, só que de forma mais simples, foi apresentada pela japonesa Honda em outro conceito de modelo elétrico, o Honda Urban EV. A grade do modelo permitia 1 ou 2 linhas de textos monocromáticos, lembrando tela de celulares anteriores aos smartphones, ao lado dos faróis, que lembravam olhos.

Acontece que o Urban EV ganhou as ruas como o Honda e, em 2020. Só que o modelo elétrico real não tinha painel algum na carroceria. E acabou tendo um ciclo curtíssimo, sendo descontinuado em 2023.

Conceito smart vision EQ é mais um a projetar recados, mas apenas no campo das ideias (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

Leia mais matérias no ItechNews .