A Leapmotor, marca chinesa de modelos eletrificados comprada pelo Grupo Stellantis (dona de Fiat, Jeep e Peugeot, entre outras marcas), está próxima de iniciar suas operações no país. Um hatch compacto foi flagrado em testes em julho e, pelo menos, desde setembro de 2023 um SUV médio está registrado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

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Mas quais modelos a fabricante chinesa, que tem site oficial no país desde o começo de agosto, além de prometer entregar experiência de custo baixo e intermediário em diferentes mercados globais (200 pontos na Europa, além de América do Sul e, claro, China), pode vender no Brasil a partir de 2025?

1. Leapmotor T03

Mesmo não sendo o primeiro a ser registrado no Brasil, O Leapmotor T03 pode ter vantagem pelo porte subcompacto, que permitiria preço mais acessível. Apontado como rival do BYD Dolphin Mini, mede 3,62 metros e tem 2,40 m de entre-eixos. O motor elétrico oferece 95 cv de potência e o alcance por carga é de 265 km (ciclo europeu).


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Painel digital e central multimídia, frenagem de emergência e alerta de saída de faixa estão no pacote de itens, que custam a partir de 18.900 euros, para o mercado da Europa. Na conversão direta e sem imposto, são R$ 113.590. Já foi flagrado por aqui, em julho.

Leapmotor T03 tem porte de Dolphin Mini (Foto: Divulgação/Stellantis)

2. Leapmotor C10

O Leapmotor C10 é um SUV de porte semelhante ao do Jeep Commander (4,74 m de comprimento e 2,83 m de entre-eixos) e o favorito disparado para chegar ao Brasil. Ele pode, até mesmo, iniciar as vendas desbancando o hatch menor. Isso porque está registrado no Brasil há 1 ano, a ponto de ser o modelo que ilustra o site oficial da Leapmotor por aqui.

Lá fora, roda em três versões, todas com motor elétrico de 231 cv e 32,6 kgf/m de torque, autonomia de entre 410 a 530 km (ciclo chinês) e baterias de 52,9 kWh ou 69,9 kWh. A versão híbrida é um Extended Range Electric Vehicle (EREV, elétrico com extensor de autonomia), com motor 1.5 aspirado que não movimenta as rodas, atuando como gerador para bateria de 28,4 kWh, com autonomia combinada de quase 1.000 km. Será um dos modelos da empresa no Salão do Automóvel de Paris, agora em outubro, e custa a partir de 36.400 euros (R$ 218.770).

C10: Porte de Jeep Commander e jeito de Mitsubishi Pajero Cross 

3. Leapmotor B10

Além do utilitário médio, a Stellantis vai apresentar em Paris o novo Leapmotor B10, SUV compacto que poderia se dar bem no Brasil. Tem versão elétrica, que deve usar a configuração mais contida do C10 (231 cv, bateria de 52,9 kWh), mas também se espera uma configuração híbrida extensora com o mesmo 1.5 a gasolina.

Chegaria apenas em 2026, mas elevaria a autonomia para cerca de 1.200 km, por conta do porte menor do carro.

B10 é SUV compacto com autonomia de até 1.200 km (Foto: Divulgação/Stellantis)

4. Leapmotor C01

O Leapmotor C01 é um modelo fora da curva apresentada até agora, já que se trata de um sedan grande, com 5,05 metros de comprimento e interior bem sofisticado. Mas poderia servir de opção jogando com preços abaixo do perfil do mercado nacional.

Na cabine, revestimento de couro, além de conectividade com internet garantida em 3 telas. Motorização se vale de dois motores elétricos, 543 cv e autonomia enorme, de 720 km (ciclo chinês). Há ainda opções EREV, com o motor 1.5 aspirado e baterias de 30 kWh ou 43,7 kWh, ampliando esta autonomia em até 300 km.

C01 é sedã com conectividade e refinamento (Foto: Divulgação/Stellantis)

5. Leapmotor C11

O Leapmotor C11 é o SUV grande derivado do sedan C01, contando com as mesmas opções de tecnologia e motorização, mas em carroceria mais ampla e voltada ao uso familiar. Novamente, é uma aposta mais arriscada, mas poderia garantir um espaço com valores atrativos frente à concorrência.

Assim como o sedan, pode ter dois motores elétricos, com 543 cv combinados, ou variante com motor 1.5 aspirado atuando como extensor para até 1.000 km de autonomia.

C11 é SUV grande com cerca de 1.000 km de autonomia (Imagem: Divulgação/Stellantis)

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