A DC Comics finalmente conseguindo desenvolver seu multiverso adiante, graças a narrativas dinâmicas que impulsionam consequências de eventos que realmente ampliam o cânone, com uma continuidade retroativa feita de forma mais adequada do que os fracassados reboots do passado. O fim da saga Absolute Power é um exemplo disso, com a chegada da fase DC All In desbloqueado o Absolute Universe a partir de uma revelação sobre a conexão secreta entre Superman e Darkseid.

Atenção para spoilers à frente de DC All In Special #1!

A nova era do Universo DC começou a ser desenhado com uma das melhores histórias da editora desde Watchmen — e, que, na verdade, pode ser considerada a “sequência espiritual” da obra seminal de Alan Moore e Dave Gibbons. Doomsday Clock (ou Relógio do Juízo Final), lançado entre 2017 e 2019, estabeleceu um núcleo sólido sobre o representa a editora, demolindo o reboot Novos 52 e aquela ideia sombria e depressiva que parte da ambientação do cineasta Zack Snyder impregnou em sua construção de Universo Estendido DC nas telonas.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os Novos 52 transformaram os heróis em vigilantes infantis, agressivos e inconsequente, enquanto também destruía o legado, que é uma das principais características da DC. Ninguém mais era casado, tinha filhos e não haviam mais vários Flash ou Lanternas Verdes; e nem mesmo a “Velha Guarda” da Sociedade da Justiça ou os sucessores da Legião dos Super-Heróis. 

Para acabar de vez com o amor e a esperança, os filmes de Snyder mostrava Batman matando aos montes, usando metralhadora, entre outras coisas irreconhecíveis em Bruce Wayne — até gosto do Batfleck, mas nem o Homem-Morcego “de saco cheio” do estilo Cavaleiro das Trevas extrapolava o “core” dos personagens.

Ao final de Doomsday Clock a trama revela que o Superman é uma constante fonte de esperança e novas Terras (Imagem: Reprodução/DC Comics)

E por que estou falando disso tudo antes de falar a respeito de Superman e Darkseid. Bem, Doomsday Clock estabeleceu diretrizes e abriu oportunidades para as narrativas, que, agora, vemos em execução. Quando Geoff Johns e Gary Frank confrontaram os personagens e a realidade de Watchmen e a Liga da Justiça, ele mostrou que o Snyderverse e os Novos 52 pareciam o mundo corrupto de Watchmen: desprovido de amor, esperança e legado.

Na conclusão, vemos o Doutor Manhattan sendo o responsável por alterar a realidade dessa forma; mas, quando ele vê o coração e o brilho da humanidade do Superman, finalmente entende o que ele significa: esperança. Assim, o peladão azul de Watchmen traz de volta o amor e o legado, com o retorno da Sociedade da Justiça e da Legião dos Superheróis.

E, finalmente, chegamos ao ponto principal para poder conectar com o momento atual. No final de Doomsday Clock, o Doutor Manhattan constata algo inédito até então. Ele explica que em todas as Terras que visitou no Multiverso DC, sempre há um bebê órfão que chega à ao planeta e é adotado por um casal bondoso que ensinar os valores da humanidade, tornando-se um símbolo de esperança na vida adulta. Isso foi até chamado de “metaverso”, e é uma “regra” nova do Universo DC, que, agora ganha seu contraponto.

A conexão secreta entre Superman e Darkseid

Depois do evento Noites de Trevas: Death Metal, vimos Darkseid sair de cenário e a introdução de um mundo chamado Elseworld, que, inicialmente, pensava-se tratar da Terra que abriga algumas das criações da DC no extinto selo Elseworlds. Na verdade, esse mundo será o único em que o Superman não será um símbolo de esperança.

Darkseid havia sumido, aparentemente se conectando com energias ancestrais que podem revelar sua verdadeira ligação com o Universo DC. E, agora, depois que o Flash Barry Allen teve que sacrificar as viagens para realidades paralelas ao fechar as portas do Multiverso DC no final da saga Absolute Power, o vilão cósmico pôde realizar sua estratégia suprema: criar uma mundo próprio com valores corrompidos, onde os heróis não são bem-vindos e não há esperança.

Em DC All In Special #1, lançado recentemente, Darkseid aparece mais inquieto do que nunca agora que o multiverso está inacessível. Determinado a entender a fonte de sua agonia, ele constrói uma Máquina Milagrosa, capaz de realizar desejos, e até sacrifica seu filho Kalibak para fortalecê-la. Assim que sua arma começa a operar em plena capacidade, ele embarca em uma jornada para encontrar o Espectro.

Darkseid é força antagonista ao do Superman no Universo DC (Imagem: Reprodução/DC Comics)

Darkseid se aventura no Céu e no Inferno em busca do Espectro, e somente quando ele chega ao lado escuro da Lua encontra Jim Corrigan sendo mantido em cativeiro por Eclipso. A todo-poderosa Quintessência tenta impedir Darkseid de interferir na mão direita de Deus, mas graças à Máquina Milagrosa, o vilão funde seu corpo à força com o Espectro.

um último esforço para impedir Darkseid, o Espectro traz sua forma fundida para a nova Torre de Vigilância da Liga da Justiça. Durante a luta, o Espectro tenta argumentar com Darkseid, contando a ele sobre seu verdadeiro papel no Universo DC. 

O Espectro afirma que o centro da realidade ao redor deles é a vida e a criação ilimitada, uma energia esperançosa incorporada pelo Superman — justamente o que havia sido dito pelo Doutor Manhattan em Doomsday Clock. Contudo, o Espectro também diz que Darkseid emana a energia de contenção e controle, a “verdadeira Muralha da Fonte que segura tudo”.

É por isso que, diferente de todos os outros, Darkseid não tem variantes multiversais, pois ele é uma força essencial da natureza. A criação ilimitada é insustentável. O Universo DC nunca ficará sem heróis e mundos, não precisa estar constantemente produzindo novas Terras. Então, no final das contas, Darkseid é um “mal necessário” para conter a geração ilimitada e descabida.

DC All In Special #1 conclui com Darkseid transferindo sua energia para uma Terra jovem e criando um mundo onde ele é a figura dominante em vez do Superman. Esse tipo de mundo vai contra a própria natureza da realidade da DC e quase certamente causará problemas no futuro. É difícil dizer que tipo de caos está prestes a acontecer, mas ao usurpar o papel do Homem de aço, Darkseid pode ameaçar todo o Omniverso DC.

Leia Mais:

  • DC finalmente explica como seu novo Absolut Universe nascerá
  • DC anuncia seu próprio “Universo Ultimate” com Absolute Universe
  • Nasce o novo Absolute Universe da DC com Superman aparecendo no Brasil

Leia mais matérias no ItechNews .