Prints de aplicativo em que é possível ver postagens das pessoas e as reações dos leitores
Colocar pergunta em post rende respostas e dá mais chances de viralizar (Imagem: Divulgação / Meta e Vitor Pádua / Tecnoblog)

Adam Mosseri, CEO do Instagram, comentou estar ciente de que o Threads está sofrendo com “baits”. O termo, cuja tradução literal é “isca”, é usado para se referir a posts feitos exclusivamente para causar discussões, “fisgando” outros usuários. Segundo o executivo, a empresa notou um crescimento deste tipo de publicação e pretende resolver o problema.

O assunto surgiu após um post de uma imagem gerada por IA contendo uma idosa e um comentário sobre suas roupas viralizar, conseguindo mais de 18 mil respostas. Outros usuários questionaram se a Meta estava considerando que publicações como estas eram importantes devido ao volume de respostas.

Foi aí que Mosseri entrou na conversa: “Nós vimos um aumento em baits de engajamento no Threads e estamos trabalhando para colocar isso sob controle. Mais notícias em breve”.

Publicado por @mosseri
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O Threads tem um feed controlado por algoritmo como padrão. O usuário pode acessar uma timeline em ordem cronológica, mas não é possível configurá-la para aparecer logo ao abrir o aplicativo.

Por isso, ao dar peso para as respostas na hora de elencar o que é mais importante na rede social, um bait pode virar uma bola de neve. Se uma publicação conseguir um bom número de respostas, ela pode aparecer para mais usuários, conseguir ainda mais respostas, aparecer para ainda mais usuários, e assim por diante.

A prática não é exclusiva dos usuários do Threads. Usuários do TikTok já admitiram que despertar a raiva do público é o jeito mais fácil de viralizar na rede de vídeos curtos.

Tanto Threads quanto TikTok têm programas para remunerar criadores de conteúdo com base em número de visualizações, o que ajuda a explicar por que tanta gente quer engajamento.

Opinião polêmica recebe 5 mil respostas

A questão dos baits no Threads começou a ser abordada há algumas semanas. Uma reportagem da Business Insider, publicada em setembro de 2024, testou se as estratégias para conseguir engajamento realmente funcionam.

Para isso, a repórter Katie Notopoulos publicou, em sua conta pessoal, opiniões polêmicas sobre assuntos como dar gorjeta em restaurantes e não oferecer refeições para amigos de seu filho. Os posts sempre terminavam com uma pergunta, questionando se aquilo era correto. A jornalista tem 25 mil seguidores.

Publicado por @katienotopoulos
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O experimento teve o resultado esperado: uma publicação passou de 5 mil respostas e continuou recebendo comentários mesmo quatro dias após a publicação. Além disso, os posts circularam em páginas de memes e grupos de conversa.

Questionada pela Business Insider, a Meta afirmou “Respostas são um dos muitos sinais que nossos sistemas levam em consideração ao determinar quais publicações recomendar às pessoas, mas não é o mais importante”.

De acordo com o porta-voz, o feed Para Você é personalizado com base em fatores como contas e posts com que o usuário interagiu e se a publicação é recente ou não.

Com informações: The Verge, Business Insider

Threads admite que plataforma está sofrendo com “baits”