Às vezes, é possível se surpreender com efeitos não imaginados de alguns remédios, como o Wegovy, que é um primo do Ozempic. A medicação injetável reduz o risco de morte por covid-19 em até um terço, segundo estudo preliminar publicado na revista Journal of the American College of Cardiology. Nesta pesquisa, foram incluídas pessoas com doença cardíaca e sobrepeso ou obesidade, o que reforça a importância da descoberta.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Remédios como Ozempic melhoram saúde cardiovascular, apontam estudos
  • Como o Ozempic age no organismo, riscos e falsificações

Embora o Wegovy reduza o risco de morte em caso de covid-19, o medicamento para perda de peso não é um tipo de antiviral. Em outras palavras, ele aparentemente não combate o coronavírus SARS-CoV-2, que se multiplica nas células saudáveis em casos da doença. O porquê do efeito ainda está em investigação, mas pode ter relação com o controle do peso e com a melhora da saúde cardiovascular.

O estudo sobre o Wegovy foi desenvolvido por pesquisadores do Brigham and Women’s Hospital, afiliado à Universidade Harvard, nos EUA. E mais estudos ainda são necessários para entender os mecanismos de ação por trás da redução de risco da covid-19.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Além do coronavírus, o estudo com 17 mil participantes também descobriu que a mortalidade em geral caiu em 19% para os indivíduos que utilizavam o Wegovy em comparação com as pessoas que aplicavam um placebo (substância sem efeito). O risco de morte por doença cardiovascular foi reduzido em cerca de 15%.

É o Ozempic?

Vale observar que o Wegovy e o Ozempic são popularmente conhecidos como “canetas emagrecedoras” e ambos contêm a semaglutida como princípio ativo. Também são produzidos pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk. 

A diferença entre os remédios está na finalidade e na concentração de semgalutida, sendo que o Ozempic é indicado para o tratamento do diabetes tipo 2. Enquanto isso, o Wegovy é destinado para a perda de peso. Os dois podem ser usados no Brasil. 

Wegovy contra covid-19

“O estudo começou antes da [descoberta da] covid-19, e nunca previmos uma pandemia respiratória global”, conta Benjamin M. Scirica, um dos autores do estudo sobre o Wegovy, em nota. Por isso, o improvável efeito protetor é tão interessante.

Pacientes que usam Wegovy, um medicamento primo do Ozempic, têm menos risco de morte por covid-19, segundo estudo (Imagem: Alan Camerer/Domínio Público)

Os dois grupos de pacientes (os que recebiam Wegovy e os tinham acesso somente ao placebo) tinham as mesmas probabilidades de contrair a covid-19. Entretanto, os indivíduos com a semaglutida tinham menos chances de desenvolver uma forma grave da doença e, consequentemente, de morrer.

“É raro que um medicamento cardiometabólico modifique resultados qeu não cardiovasculares”, explica o cientista Scirica. “O fato de que a semaglutida reduziu a mortalidade por uma causa não cardiovascular, e em particular as mortes relacionadas à covid-19, foi surpreendente. Isso abre novos caminhos para explorar como essa classe de medicamentos pode beneficiar os pacientes [de outras formas]”, completa.

Efeitos colaterais da semaglutida

Embora o Wegovy auxilie no tratamento para perda de peso e possa ter algum efeito de proteção contra a covid-19, é um remédio e, como tal, somente deve ser usado com indicação e acompanhamento médico.

Além disso, a medicação pode provocar diferentes efeitos adversos, como enjoos (náuseas), vômitos e diarreia. Outras complicações mais raras e até mais graves também podem acontecer, o que reforça a importância do monitoramento do uso.

Leia mais matérias no ItechNews .