À medida que se aproxima do continente, o furacão Milton pode se tornar uma das tempestades atlânticas mais destrutivas dos últimos anos. Espera-se que ele toque a terra na noite de quarta-feira (9), na costa oeste da Flórida, em torno das cidades de Tampa e Sarasota.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Os 5 furacões mais devastadores da história
  • Flórida: furacão Milton promete ser mais catastrófico que Helene

Pela manhã desta quarta, o furacão Milton voltou a ser uma tempestade de categoria 5, já que havia diminuído para categoria 4 até a última terça-feira (8). A velocidade do vento máxima sustentada pela tempestade é de 260 km/h, segundo o Centro de Furacões Nacional da Administração Atmosférica e Oceânica dos Estados Unidos (NOAA).

Estragos previstos do furacão Milton

O furacão em questão teve uma diminuição nos ventos em comparação com a última terça-feira, mas espera-se que cause muitos danos na costa estadunidense. As previsões do NOAA mostram que a força de seus ventos pode dobrar até o momento em que toque o solo, causando também mudanças de pressão no mar e um aumento de seu nível.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

The view of Hurricane Milton from the International Space Station.

[image or embed]

— Jerad Walker (@jeradwalker.bsky.social) October 8, 2024 at 11:16 PM

Marés de tempestade, maiores e mais fortes do que as normais, podem chegar a 4,5 metros na área da Baía de Tampa, Egmont Key e Boca Grande, na costa da Flórida. A península que abriga o estado deverá ser atingida em todas as regiões, com cada uma tendo uma previsão de maré de tempestade diferente.

A situação é tão séria que a prefeita de Tampa, Jane Castor, comentou à CNN em uma entrevista na última segunda-feira (7) que, “sem drama, quem escolher ficar nas áreas de evacuação irá morrer” em decorrência do furacão Milton.

Marés previstas para o furacão Milton na Flórida — 3 ft (pés) são 0,91 metros, 6 ft são 1,83 m, 9 ft são 2,74 m e 12 ft são 3,66 m (Imagem: NOAA/NWS)
Marés previstas para o furacão Milton na Flórida — 3 ft (pés) são 0,91 metros, 6 ft são 1,83 m, 9 ft são 2,74 m e 12 ft são 3,66 m (Imagem: NOAA/NWS)

Ela declarou estado de emergência na cidade no último domingo (6), emitindo uma ordem de evacuação para a região da Baía de Tampa e em todo o Condado de Hillsborough, bem como quem mora em motorhomes e trailers no estado.

Há algumas semanas, no final de setembro, a Flórida foi atingida pelo furacão Helene, que matou ao menos 227 pessoas. O Milton é diferente, e, enquanto as autoridades desencorajam comparações, afirmam esperar quedas de energia, danos a propriedades e perda de vidas, já que poderá ser uma das mais perigosas tempestades do estado, comparável aos furacões Andrew (1992), Katrina (2005) e Irma (2017).

Leia mais matérias no ItechNews .