O Banco do Brasil lançou o Tap on Phone, recurso que permite receber pagamentos por aproximação pelo celular. O lançamento é uma parceria com a Cielo e utiliza a tecnologia NFC que permite que dois dispositivos troquem informações sem fio quando estão próximos. A funcionalidade está na versão piloto e disponível para alguns clientes Pessoa Jurídica (PJ) e será expandido parcialmente.

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Por ora, o Tap on Phone está disponível exclusivamente para dispositivos Android, suportando cartões de débito e crédito, tanto para pagamentos à vista quanto parcelados, das principais bandeiras presentes no mercado nacional. Após a realização de uma venda, o valor correspondente é creditado na conta do Banco do Brasil do cliente no dia seguinte.

O acesso à solução é feito através do BB Pay, plataforma de pagamentos e recebimentos do banco. 


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O lançamento segue a tendência de outros bancos digitais que já possuem a modalidade como Nubank, PagBank e Infinitypay.

Para o diretor de micro e pequenas empresas do Banco do Brasil, Marcelo Henrique Gomes, um dos maiores objetivos do Tap on Phone é impactar os clientes PJs, principalmente os empreendedores e pequenos negócios, para alancar as vendas e fidelizar os clientes.

Vantagens e desafios

Recursos que transformam o celular em uma máquina de cartão possuem um bom custo-benefício, pois, em sua maioria são gratuitos ou possuem taxas menores do que as maquininhas tradicionais. E, por serem de fácil acesso, tornam o processo de venda mais prático. 

Para não ter problemas com esse tipo de funcionalidade, é essencial verificar previamente a compatibilidade do dispositivo com o recurso.

Outro aspecto relevante é o limite estabelecido para o valor de cada transação, que pode ser inicialmente mais baixo no aplicativo, exigindo atenção por parte do usuário.

Por último, é crucial estar informado sobre as políticas de segurança do aplicativo para evitar problemas futuros. 

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