O crossover elétrico Audi Q6 e-tron ainda não saiu do estado de reserva no Brasil, mas a Audi já vai ampliar a família: a variante com traseira acupezada será apresentada no Salão do Automóvel de Paris, na próxima segunda-feira, 14 de outubro.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Audi Q8 renovado estreia com farol laser e lanterna de OLED
- Tesla apresenta Cybercab, táxi autônomo sem volante nem pedais
Uma única imagem do Q6 e-tron Spotback, totalmente focada na traseira com caimento acentuado, foi revelada por enquanto. Assim como ocorre com outros modelos da Audi, espera-se capacidade de porta-malas um pouco menor do que os 526 litros originais do Q6 (514 l no SQ6).
Segundo a fabricante alemã, o Audi Q6 e-tron Sportback chegará ao mercado europeu em 2025, tanto na versão regular, quanto na esportiva SQ6 e-tron Sportback.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Quem é o Audi Q6 e-tron?
Primeiro modelo da Audi a ser fabricado sobre a plataforma modular elétrica PPE (Premium Platform Electric), do Grupo Volkswagen, o Audi Q6 e-tron é uma espécie de primo-irmão do Porsche Macan de 2ª geração.
Em pré-venda do Brasil desde setembro, o Q6 terá duas versões iniciais para o país: Q6 e-tron Performance quattro e Q6 e-tron Performance Black quattro (com destaques visuais na cor preta). Ambas custam R$ 529.990, na modalidade venda direta.
O modelo é equipado com baterias de 100 kWh, que alimentam motor elétrico de 387 cavalos e 54,5 kgf/m de torque. O conjunto promete empurrar o Q6 de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, com velocidade máxima de 210 km/h (limitada eletronicamente). Autonomia total é de 411 quilômetros, já na medição do Inmetro.
Com arquitetura de 800V, o Q6 e-tron pode usar recarregadores de alta performance, com até 270 kW (DC), bem como carregador portátil/wallbox de 11 kW.
Pela obviedade do nome, o Q6 é um modelo intermediário entre outros dois SUVs bem conhecidos da Audi, o médio Q6 e o grande Q7. Tem 4,77 metros de comprimento, 2,19 m de largura e 2,88 m de espaço entre-eixos. Rodas variam de 20 a 21 polegadas, dependendo da versão.
Além do porta-malas já citado, tem ainda outra área com 64 litros de capacidade sob o capô dianteiro.
Evolução de equipamentos
O Audi Q6 e-tron trará itens padrão para os modelos de maior porte da empresa das quatro argolas, como ar-condicionado automático de 3 zonas; bancos dianteiros esportivos e elétricos com ajuste lombar e memória para o motorista; pacote de luzes ambiente; porta-malas com abertura/fechamento elétrico e sistema hands-free.
Mas a nova base elétrica e de tecnologia permitem ainda evolução de outros itens. Painéis de instrumento e de entretenimento, conhecidos como Virtual Cockpit e MMI em modelos como o recém-lançado Q8 2025, agora foram peça única, com tela de Oled que será chamada de “palco digital” pela Audi, integrando ainda uma nova tela para o banco do carona, além do head-up display colorido.
Separadas, cada tela tem medidas de 12 polegadas (Audi virtual cockpit), de 14,5 polegadas (MMI touch) e 11 polegadas (MMI do passageiro, que dá acesso a funções extras de navegação e controle de mídias).
Há ainda som premium da Bang & Olufsen, com 16 alto-falantes e 705 watts. E, para quem está fora do carro, simulação de som externo esportivo e-tron Sport.
Para segurança, o Q6 e-tron também entrega uma evolução do sistema do Q8 mais recente, com câmeras 360°, ACC, assistente de troca de faixa, alerta de tráfego reverso, assistente de desembarque seguro; assistente de estacionamento dianteiro e traseiro; aviso de saída de faixa com assistente de emergência e sistema de frenagem autônoma (AEB); faróis Full LED Matrix e lanternas traseiras Full-LED PRO, com setas dinâmicas e apresentação de luzes personalizáveis no painel.
Segundo a Audi, os aparatos renderam à linha Q6 o selo “Best In Class”, além da indicação de 5 estrelas dos testes de segurança do Euro NCAP, que podem ser vistos no vídeo que segue.
Leia mais matérias no ItechNews .