Uma tempestade geomagnética atingiu a Terra nesta quinta (10). O impacto já era esperado pelo Centro de Previsão do Clima Espacial (SWPC), da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) e rendeu auroras boreais incríveis. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Tempestade solar: além de apagões de rádio, o que pode acontecer?
  • A tempestade solar extrema acabou. Quando é a próxima?

Esta tempestade foi causada pela erupção de partículas da mancha solar AR 3848 na terça (8). A explosão de plasma da mancha veio acompanhada por uma ejeção de massa coronal, que viajou pelo espaço a mais de 4 bilhões de km/h. 

Quando as partículas chegaram ao nosso planeta, criaram uma tempestade geomagnética de nível G4, o segundo maior da escala do SWPC. Alertas anteriores da NOAA haviam indicado que a tempestade poderia chegar ao G5, o nível mais alto.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

As partículas eletricamente carregadas do fenômeno renderam auroras boreais incríveis. Estas luzes coloridas ocorrem quando o campo magnético da Terra captura as partículas e as direciona para os polos, onde interagem com as moléculas da atmosfera terrestre e liberam energia na forma luminosa.

Os efeitos da tempestade devem permanecer de sexta (11) a sábado (12), e podem ficar mais intensos. A última tempestade solar do nível G5 foi vista em maio, quando ocorreu a maior tempestade geomagnética das últimas décadas.

Fotos da aurora boreal

Veja algumas fotos incríveis das auroras boreais: 

Leia mais matérias no ItechNews .