Isso foi muito Black Mirror! Na última segunda-feira, 7, Airton Cousseau, CEO da Hyundai Motor América do Sul e Central, apresentava o Hyundai Creta 2025, explicava as mudanças extensas do carro e discutia seu preço de R$ 141.890 a R$ 189.990. Do nada, porém, ele chamou ao palco um cachorro-robô!
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Dá a patinha, Spot
Nem todo mundo ouviu falar da Boston Dynamics, empresa norte-americana de engenharia e pesquisa robótica. Mas muita gente viu a série Black Mirror, que vem fazendo sucesso, temporada após temporada, na Netflix com episódios futuristas, muita alusão à falha de comunicação e entendimento entre as pessoas, bem como problemas com o uso de tecnologia. E uma dos devices mais assustadores mostrados na série foram, justamente, cachorros-robôs armados com metralhadoras e coisas afins.
Na vida real, o cachorro-robô é uma das criações da Boston Dynamics e tem nome: Spot (Mancha, em português), bem nome de cachorro. Não dá para adotar: o Spot básico custa US$ 74.500, ou R$ 416 mil na conversão direta, e é oferecido apenas a empresas e órgãos governamentais. E tem função de monitoramento e segurança, mas não necessariamente algo militarizado ou assustador.
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Sentado, Spot!
Podendo ser controlado via tablet, mas também navegando em modo autônomo, por conta própria, o Spot enxerga e ouve o ambiente por meio de câmeras 4K, de infravermelho e termografia, além de microfones ultrassensíveis.
Seus membros e pescoço têm articulação esquisita, com movimentos que parecem da adolescente do filme O Exorcista (1973), mas servem para garantir que o quadrúpede eletromecânico tenha acesso fácil ao redor de obstáculos e consiga corrigir a trajetória facilmente, em caso de problema.
Robusto como uma caixa de ferramentas, pode carregar até 14 kg de materiais.
Tudo isso é utilizado para inspeção de linhas de produção, atrás de falhas industriais, ou mesmo de brechas de segurança e riscos estruturais. Na prática, o cachorro-robô usa tecnologia e programação com Inteligência Artificial para ficar de olho na segurança de fábricas ou locais sensíveis, podendo ter acesso a lugares que não são saudáveis para o ser humano.
Mas o que isso tem a ver com o Hyundai e com o Creta?
Spot brinca de operário
Em 2021, o Grupo Hyundai comprou o controle da Boston Dynamics por US$ 1,1 bilhão. O grupo japonês Softbank, antigo dono da desenvolvedora de robôs, mantém 20% da propriedade, enquanto a sul-coreana desembolsou a quantia bilionária pelos outros 80%.
A fabricante usa os projetos da Boston Dynamics como parte de sua linha de Progresso da Humanidade, como gosta de chamar as atividades paralelas ao desenvolvimento de carros comuns. Esta divisão inclui Robótica (onde se encaixa o Spot), mas também outros projetos de mobiliário e próteses, Mobilidade Urbana Aérea (drones e e-VTOLs), Mobilidade do Futuro (veículos autônomos e táxis-robôs) e HTWO (soluções de hidrogênio).
Além de vender suas soluções robóticas para empresas e indústrias ao redor do mundo, a Boston Dynamics também fornece seus produtos para a dona Hyundai.
A fábrica da marca em Singapura tem utilizado o Spot como guardião da linha de montagem, para saber se toda a produção de veículos corre bem, se não há alguma falha grave, que possa implicar em perda de produtividade, bem como em risco para os trabalhadores humanos.
Cousseau explica que tudo isso ajuda a ampliar qualidade ao passo em que reduz, drasticamente, os custos. O processo de inspeção, que fica no final da linha de produção, vira apenas uma questão de verificação de detalhes estéticos, sem grandes falhas.
Além disso, o cachorro-robô também pode ser usado como primeiro socorrista, em eventuais situações de perigo, uma vez que pode acessar locais obstruídos, é imune a vazamentos, riscos elétricos e sons muito altos. Após dar o OK para a segurança da área o geral, Spot libera a entrada dos primeiros bombeiros e profissionais de saúde.
E o Brasil?
Agora, a Hyundai Motor da América do Sul e Central está testando algumas unidades do Spot em caráter temporário. A ideia é entender se vale a pena reproduzir o trabalho do robô também nas unidades locais.
Para Cousseau, o cachorro de Black Mirror pode ser bastante útil para ampliar mais a produtividade da fábrica de Piracicaba, no Interior de São Paulo, que produz não só o Novo Hyundai Creta, mas também HB20 hatch e o sedan HB20S.
Além da Hyundai, o Spot já é usado no Brasil pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), da Usina Itaipu Binacional, e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
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