Em um anúncio feito nesta semana, a presidente do Xbox, Sarah Bond, revelou que uma novidade super aguardada pelos fãs está chegando: a partir de novembro, o Xbox Cloud Gaming permitirá que assinantes transmitam qualquer título do catálogo do Xbox, e não apenas aqueles disponíveis no Game Pass.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Quais os requisitos para usar o Xbox Cloud Gaming no celular
- Por que o Xbox Series X não faz mais sentido no Brasil?
A mudança marca o início de uma nova era no serviço da Microsoft, que se limitava a uma seleção pré-definida de games e criava uma barreira para jogadores que possuíam uma grande quantidade de jogos fora do Game Pass.
Segundo a executiva do Xbox, a novidade vem como resposta à demanda crescente por mais liberdade na maneira como os games são jogados. O objetivo é tornar o Xbox Cloud Gaming uma plataforma ainda mais acessível, ampliando as opções de jogos disponíveis via streaming, desde que o jogador os tenha comprado digitalmente.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Expansão do Xbox Cloud Gaming
A Microsoft já vinha planejando expandir o Xbox Cloud Gaming há algum tempo. Inicialmente, a empresa planejava permitir o streaming de qualquer jogo do catálogo pessoal em 2022, mas a função foi adiada algumas vezes devido a questões regulatórias e comerciais.
Recentemente, no entanto, a expansão ganhou força com uma decisão judicial dos Estados Unidos que flexibilizou as regras do Android, permitindo que aplicativos de terceiros ofereçam formas de compra de conteúdo digital sem terem de passar pela Google Play Store. Com o parecer da Justiça, a Microsoft retomou os planos para que os jogadores comprem seus games diretamente no app do Android e os transmitam instantaneamente pelo Xbox Cloud Gaming.
“A decisão jurídica de abrir a Google Play Store nos EUA permitirá mais opções e flexibilidade”, comemorou a chefona do Xbox em publicação no X (antigo Twitter). “Nossa missão é permitir que mais jogadores joguem em mais dispositivos, por isso estamos entusiasmados em anunciar que, a partir de novembro, os jogadores poderão jogar e comprar jogos do Xbox diretamente do aplicativo Xbox no Android”.
A expectativa é que o veredito abra precedente para que a mesma estratégia possa ser adotada em outras plataformas e sistemas operacionais. Com novas regulações aprovadas e parcerias estabelecidas, não deve demorar para que a gigante de Redmond leve a novidade para os aparelhos da Apple, por exemplo.
The court’s ruling to open up Google´s mobile store in the US will allow more choice and flexibility. Our mission is to allow more players to play on more devices so we are thrilled to share that starting in November, players will be able to play and purchase Xbox games directly…
— BondSarahBond (@BondSarah_Bond) October 10, 2024
O que muda no Xbox Cloud Gaming?
Hoje, o Xbox Cloud Gaming permite que os assinantes do Game Pass Ultimate joguem via streaming uma seleção limitada de jogos do serviço, incluindo títulos populares como Halo Infinite, Forza Horizon 5 e Starfield. O principal benefício é a possibilidade de acessar esses games em qualquer dispositivo, sem a necessidade de download ou de um console Xbox físico.
No Brasil, o serviço está disponível no plano Ultimate do Game Pass, que custa R$ 59,99 mensais.
Com a atualização prevista para novembro, a Microsoft promete que os jogadores poderão fazer streaming de qualquer título digital de sua biblioteca, independentemente de ele estar no Game Pass ou não. Isso significa que, além de ter acesso a jogos populares do serviço de assinatura, o usuário poderá jogar games adquiridos individualmente — num processo que será extremamente simplificado por não exigir mais um console Xbox para fazer a compra, nem acessar a loja da Microsoft em um computador. Tudo estará disponível na palma da mão, no app do Xbox para Android.
A Microsoft confirmou que a novidade será liberada progressivamente, começando por usuários Insiders dos Estados Unidos em novembro; em seguida, a funcionalidade será expandida para o público geral e outros mercados.
Leia mais matérias no ItechNews .