A Adobe anunciou que a IA generativa Firefly ganhou suporte para gerar vídeos a partir de comandos de texto ou imagens estáticas. A ferramenta permite criar animações, efeitos visuais e até vídeos realistas em modelo similar ao Sora, da OpenAI, e ainda ganhou uma integração com o Premiere Pro para preencher cenas curtas com inteligência artificial.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Movie Gen: nova IA Meta cria vídeos realistas com som a partir de textos
A novidade foi revelada nesta segunda-feira (14) pela empresa durante a conferência Adobe Max. O novo gerador de vídeos do Firefly consegue criar clipes com até cinco segundos de duração, com resolução de 720p e taxa de 24 frames por segundo.
Na hora de criar um prompt, é possível usar vários comandos avançados de direção, incluindo opções para alterar o ângulo da câmera e o movimento. Além disso, a empresa reforça que o Firefly é capaz de gerar vídeos que contenham textos, o que resolveria um problema recorrente nos editores por IA disponíveis no mercado.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Veja um exemplo criado pela ferramenta:
A IA aceita os tradicionais comandos de texto para criar um vídeo do zero e também consegue dar movimento a uma imagem estática. Por enquanto, o Firefly para vídeos está disponível apenas em fase Beta e possui uma lista de espera para interessados em firefly.adobe.com.
A empresa ainda reforça que o modelo é o primeiro do mercado a produzir vídeos “comercialmente seguros”, treinado apenas com dados públicos e do Adobe Stock, sem usar dados de usuários (o que já rendeu polêmica no passado).
IA vai estender vídeos no Premiere Pro
O Firefly também foi integrado ao editor Premiere Pro para preencher frames em projetos audiovisuais— algo similar ao que acontece com o preenchimento generativo do Photoshop, mas para vídeos. A IA consegue criar trechos curtos de até dois segundos para trazer movimento e ampliar a duração de cenas sem perder o material original.
A novidade foi lançada em fase Beta para assinantes na Creative Cloud.
LEIA TAMBÉM:
- Meta AI chega ao Brasil após liberação de treinamento com dados pessoais
- Zoom vai deixar você criar “clone de IA” para gravar vídeos
VÍDEO: PRIMEIRO COMERCIAL FEITO COM SORA
Leia mais matérias no ItechNews .