O Pix passa por dificuldades técnicas em todo Brasil nesta segunda-feira (14), informou o Banco Central do Brasil (BCB) em um comunicado. Devido à instabilidade, clientes de instituições financeiras que utilizam a tecnologia não conseguem fazer transferências através do sistema, e devem recorrer a alternativas, como o TED.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Site fora do ar? Veja como descobrir se o problema é com você

O problema foi notificado através de uma nota da autoridade monetária acessada pelo . “Estamos com problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) que está afetando o Pix”, diz o aviso.

Os motivos da instabilidade não foram revelados até o momento. Além disso, não há previsão de normalização do serviço


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A reportagem também entrou em contato com o Banco Central, Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Associação Brasileira de Bancos (ABBC), mas não teve retorno até o momento da publicação. A matéria será atualizado caso as entidades se posicionem sobre o caso.

Usuários reportam problemas com o Pix no Downdetector (Imagem: Reprodução/Downdetector)
Usuários reportam problemas com o Pix no Downdetector (Imagem: Reprodução/Downdetector)

Instabilidade afeta todo país

Os impactos da instabilidade atingem todo o país. No Downdetector, usuários reportam problemas no Pix desde por volta de 10h18, sendo que a maior parte das manifestações foram registradas às 11h.

O mapa de calor da plataforma também mostra que as queixas foram registradas em todas as regiões do país, com maior intensidade em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

A plataforma também recebeu sinalizações de problemas nas páginas de diversas instituições financeiras, como o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, C6 Bank, Inter, Itaú, Mercado Pago, Nubank, PagSeguro e Santander, segundo notificações feitas ao portal colaborativo Downdetector.

Em testes realizados pela reportagem, também não conseguimos fazer transferências via Pix de uma conta do Banco do Brasil para o PicPay.

O caso também foi comentado em redes sociais, como o X (ex-Twitter). Veja algumas publicações:

História em desenvolvimento.

Com colaboração de André Magalhães e Emanuele Almeida.

Leia mais matérias no ItechNews .